O suicídio da Nintendo – ou “meu Wii U quebrou, e agora?”

Não demorou muito para acontecer o que eu já temia: Mais cedo ou mais tarde, um sistema que eu comprara iria quebrar.

Eu sou um Early Adopter, eu experimento produtos e tiro minhas conclusões sem “contaminação” influenciada por opiniões terceiras, e tinha conhecimento dos problemas da Nintendo quando comprei meu Wii U.

Basicamente, a Nintendo errou em várias frentes, e não somente referente a seu console pseudo-next-gen:

  • O Wii U não possui um modo de diagnóstico e recuperação, se por algum motivo uma operação de “boot up” falhar, você não consegue sequer diagnosticar por si só;
  • O Wii U, mesmo utilizando uma conta online “Nintendo ID”, trava esta conta para ser usada em um único console, ou seja, você não consegue comprar outro console, fazer login e restaurar suas compras, como acontece com outros consoles;
  • O modo “Wii” dentro do Wii U, assim como o antigo Wii propriamente dito, não possui um sistema de contas, suas compras estão vinculadas ao aparelho, ou seja, você também não consegue baixar suas compras em um novo aparelho;
  • A Nintendo negligencia o mercado brasileiro.

Eu já havia apontado algumas dessas falhas da Nintendo, como meu texto que cita as limitações refere a impossibilidade de transferir jogos em caso de falha dos consoles, e aceitei o risco, o que eu não sabia é que a Nintendo se recusaria a resolver meu problema através do e-mail de suporte:

Ivan:

Hi,

I have a Wii U in Brazil and my console appears broken blinking the blue led when powered on, and I understand that Nintendo does not provide support here. I purchased some games in eShop and I what to know how to transfer my games to a new console when I purchase it. Can I just log in my Nintendo ID in a brand new console and download all my games, including my games transfered from my old Wii console?

Thanks

Nintendo support:

Hello,

Thanks for contacting us. I was sorry to learn that your Wii U is not working properly and can understand your interest in transferring your data to a replacement system. To answer your question, you aren’t able to log into a Nintendo Network ID on any system other than the one you’ve created it on. It is also important to note that Wii Shop Channel purchases are tied to your Wii U and not your Nintendo Network Account.

That said, via email we aren’t able to determine the best solution for this issue. We ask instead that you please give us a call.

At your earliest convenience, please contact our Consumer Service Department by calling 001 (425) 558-7078 any time between 7:00am and 4:00pm Pacific time (GMT-7). Remember that you are calling the United States, and that international charges will likely apply.

Sincerely,

Jason Smith

Vale lembrar que eu já havia me “precavido” antes, questionando a Nintendo sobre essa limitação, só esqueci de perguntar “quão fácil” seria essa interação:

Hi masters, how r u doing?

I purchased a 3DS and I noticed an update today that adds eShop feature on this device, and I noticed that the devide does not require any type of online account registration.

I’m affraid to purchase online titles like Super Mario Land, loose my device and does not recover my softwares.

If I loose my device, be stolen or damaged, haves any way to recover my online purchased titles?

Thanks a lot.

Nintendo support:

Hello,

Thanks for your email! I wanted to take a moment to assure you that it is safe to download software onto your Nintendo 3DS. Even if your system is lost or stolen, your personal information is safe. As for the downloaded software, we would ask you to contact us directly, as we will work with you to find a way to replace it.

I hope you find this information useful and, if you have additional questions or concerns, please let us know!

Sincerely,

Nintendo of America Inc.
M. Michel Grimaldi

Por fim, esse é o estado do meu console:

Entrei em contato inclusive com a HG Digital, empresa que presta o serviço autorizado para a Nintendo no Brasil, porém a resposta deles é que, enquanto o console não for lançado oficialmente no país, eles não conseguem repará-lo.

O presidente da Big N, Satoru Iwata, admitiu publicamente as falhas do Wii U durante o evento B Dash Camp Osaka 2013, que aconteceu no início de outubro. A Nintendo sempre soube disso, mas insistentemente ameniza o fato dizendo que seus grandes lançamentos ainda não emergiram, estes que inevitavelmente impulsionam a venda dos consoles da empresa. A questão é que uma declaração emotiva, não atende as falhas que ela (ainda) sustenta, como é o caso da conta e de compras travadas pro console, a falta de um modo de diagnóstico e a falta de representatividade no Brasil – note que eu não coloquei em nenhum momento questões como travas por região ou poder de processamento do console!

Minhas alternativas para solucionar o caso são:

  • Comprar um novo console os jogos que eu possuía no console anterior (que não são poucos)
  • Comprar um novo console e implorar para a Nintendo of America, através de uma ligação internacional, que libere minha conta do console antigo para que eu o utilize em um novo console
  • Arremesse o console quebrado pela janela, acertando a cabela de algum inocente indivíduo que esteja na hora e no local “errado”, levando-o ao óbito e minha pessoa à cadeia.
  • Admitir que a Nintendo só aprendeu a fazer portáteis, ou quase isso, aceitando que eles continuarão errando a nível de software.

Choose your destiny.

Ivan Carlos

Consultor em TI e segurança, gestão de riscos e continuidade. Mercado e indústria de jogos. Gamer, polímata, cético, centrista. Facebook - Twitter

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