Os primeiros processadores Quad-Core de 22nm do mundo oferecem o dobro do desempenho visual para experiências gerais inigualáveis no PC

Notícias em destaque:

  • Os processadores quad-core estão disponíveis a partir deste mês, em designs poderosos para desktops de high end e sistemas all-in-one.
  • O modelo “Tick-Tok” da Intel foi acelerado pela primeira vez para levar, simultaneamente, ao mercado os primeiros processadores do mundo desenvolvidos com o processo tecnológico de 22nm, usando a inovadora tecnologia de transistor 3-D tri-gate e a nova arquitetura gráfica.
  • Com até o dobro do desempenho para mídia HD e gráficos 3-D, bem como um desempenho de processador significativo, oferece ótimas experiências visuais para jogos convencionais e edição de vídeo HD.
  • Dispositivos Ultrabook™, plataformas all-in-one (AIO, na sigla em inglês), PCs empresariais e sistemas inteligentes para varejo, saúde e outras indústrias se beneficiarão dos mais novos processadores da Intel, com os anúncios formais previstos para os próximos meses.

A Intel Corporation apresenta a 3ª geração da família de processadores quad-core Intel® Core™, oferecendo ganhos drásticos no desempenho e nos gráficos para gamers, entusiastas por mídia e usuários convencionais. Já disponíveis em poderosos designs para desktops de high end, dispositivos móveis e sistemas all-in-one, os novos processadores são os primeiros chips do mundo fabricados com a tecnologia de transistor 3-D Tri-Gate de 22 nanômetros (nm) da Intel.

A combinação da inovadora tecnologia de transistor 3-D tri-gate da Intel com as melhorias na arquitetura ajuda a possibilitar até o dobro do desempenho de processamento para mídia HD e gráficos 3-D, em comparação com a geração anterior de chips da Intel. Como resultado do incrível desempenho gráfico, todas as atividades que as pessoas adoram realizar em seus PCs – criação e edição de vídeos e fotos, navegação na web, reprodução de filmes em HD ou jogos – ficam mais rápidas, nítidas e mais parecidas com a vida real. Com melhorias de até 20% no desempenho do microprocessador e novas tecnologias para acelerar o fluxo de dados para e desde o chip, o novo microprocessador amplia ainda mais a liderança em desempenho da Intel.

Nos próximos meses, versões adicionais da 3ª geração dos processadores Intel Core estarão disponíveis para equipar a nova onda de sistemas em Ultrabooks™, de servidores a sistemas inteligentes para o varejo, saúde e outras indústrias.

“A 3ª geração dos processadores Intel Core foi criada desde o início para gerar novas e empolgantes experiências de uso”, declarou Kirk Skaugen, vice-presidente da Intel e gerente geral do Grupo PC Client. “Nossos engenheiros excederam nossas expectativas ao dobrar o desempenho gráfico e de mídia com relação aos melhores processadores que fabricamos até hoje, o que significa novas e incríveis capacidades visuais para PCs All-in-one e os próximos dispositivos Ultrabook. O que torna tudo isso possível é a combinação da liderança da Intel em manufatura e arquitetura de processador com o nosso inabalável compromisso para estimular a inovação computacional para o futuro”.

“Tick-Plus” – A vantagem da Intel

Os ganhos de desempenho fornecidos pelos novos processadores se devem, em parte, à inovadora estrutura tridimensional dos novos transistores da Intel. Até hoje, computadores, servidores e outros dispositivos usavam apenas transistores planos bidimensionais. A adição da terceira dimensão nos transistores permite que a Intel aumente sua densidade e inclua mais capacidades em cada milímetro quadrado desses novos processadores. A Intel mais uma vez reinventou o transistor e conseguiu uma combinação sem precedentes de desempenho com eficiência no consumo de energia, mantendo assim o ritmo dos avanços tecnológicos e dando vida à Lei de Moore por muitos anos.

Os engenheiros da Intel também retrabalharam a arquitetura gráfica da 3ª geração dos processadores Intel Core, ajudando a conquistar melhorias significativas para a experiência visual de um modo geral. A mudança da arquitetura dos chips de forma simultânea à redução do tamanho dos transistores significa uma aceleração do modelo “tick-tok” da Intel. Anteriormente, a empresa utilizava um estrito modelo “Tick-tok”, no qual um processo de manufatura novo era lançado a cada ano (o “tick”) e a arquitetura do chip (o “tok”) era alterada no ano seguinte. A habilidade de acelerar os planos de produtos e mudar tanto a arquitetura do chip quanto o processo de manufatura ao mesmo tempo foi possível pelo fato da Intel ser uma das poucas empresas que projeta e fabrica seus chips com um método chamado de Manufatura Integrada de Dispositivos.

Torne-se visual e comece o jogo

A 3ª Geração do processador Intel® Core™ com o Intel® HD Graphics 4000 oferece até o dobro do desempenho gráfico 3-D em comparação ao processador da geração anterior, levando mais diversão com melhores detalhes e maiores resoluções. O Intel® HD Graphics 4000 oferece suporte para Microsoft* DirectX11, OpenGL 3.1 e OpenCL 1.1.

“As capacidades para gráficos 3-D da 3ª geração dos processadores Intel Core representam um grande avanço para os jogos em PCs”, declarou Gabe Newell, cofundador e gerente da Valve Software, uma fornecedora líder de jogos online. “Os gamers se realizarão jogando títulos como o próximo DOTA 2 com o Intel HD Graphics 4000”.

Uma ótima experiência visual engloba mais do que apenas jogos. O vídeo online continua a crescer drasticamente e deverá ser responsável por metade do tráfego online nesse ano.** A chave para tornar o vídeo divertido é a habilidade de convertê-lo para o compartilhamento online com amigos e família. Com a tecnologia Intel® Quick Sync Video 2.0 embarcada nos novos processadores, as pessoas podem converter seus vídeos até duas vezes mais rápido do que com os processadores lançados em 2011 e até 26 vezes mais rápido do que em PCs de 2009.

Experiências protegidas. Plataforma melhorada.

A 3ª geração do processador Intel Core também inclui características de segurança, como a Intel® Secure Key e a Intel® OS Guard para proteger dados pessoais e a identidade. A Intel Secure Key consiste em um gerador de números randômicos digitais, que fortalecem os algoritmos de criptografia. O Intel OS Guard ajuda a defender contra ataques com escalonamento de privilégios, onde um hacker assume remotamente o sistema de outra pessoa. Essas duas características se unem aos sistemas de segurança existentes, como as tecnologias Intel® Identity Protection (Intel® IPT) e Intel® Anti-Theft (Intel® AT), para ajudar a torná-las as plataformas mais seguras da indústria. Quando combinados com o Intel® Series 7 chipset, os novos processadores com a Intel IPT podem tornar uma parte da tela ilegível para spyware com a característica “protected transaction display”, ajudando a evitar que hackers obtenham credenciais de login que poderiam resultar no roubo de identidade.

As plataformas baseadas na 3ª geração dos processadores Intel Core também oferecem capacidades para a transferência mais rápida de dados graças à USB 3.0 integrada no Platform Controller Hub (PCH) da Series 7 e à PCI Express 3.0 integrada ao processador. A próxima geração de tecnologia I/O leva maiores fluxos de dados para a plataforma, a fim de mantê-los em movimento, minimizando qualquer interrupção na experiência com o PC.

Disponibilidade dos processadores e sistemas

Os sistemas baseados na 3ª geração do processador Intel Core quad-core estarão disponíveis a partir desse mês por meio dos principais fabricantes de sistemas. As versões desses processadores para montagem independente também estarão disponíveis nesse mês por meio dos revendedores online, do canal e do varejo. Versões adicionais da 3ª geração do processador Intel Core para servidores, sistemas inteligentes para o varejo, saúde e outras indústrias, além de dispositivos Ultrabook e notebooks, estarão disponíveis ainda nesse ano.