As desenvolvedoras de games nacionais irão ganhar, durante a Rio + 20, sua primeira oportunidade focada na demonstração de trabalhos digitais criados sobre o conceito de sustentabilidade. O projeto, desenvolvido pela organização do evento e a Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACIGAMES), prevê a participação de desenvolvedoras de jogos eletrônicos nacionais que possuem em seus portfólios projetos de games sustentáveis.

Os projetos serão demonstrados em um ambiente exclusivo localizado no Galpão da Cidadania, um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável, onde as desenvolvedoras poderão difundir seus trabalhos e debater com os participantes da Rio +20 as propostas e colaborar com as políticas culturais através dos jogos eletrônicos.

A iniciativa já nasce com uma parceria entre a ACIGAMES, empresas e governo. Segundo o presidente da ACIGAMES, Moacyr Alves Junior, diversas empresas filiadas a associação já oficializaram sua participação no evento, se comprometendo a levarem projetos com enfoque na sustentabilidade, entre elas estão: Gameblox (“Meu Cerrado), Interama (“Aquabot, Watts e Blooming Daises”), MotherGaia (“Cidade Verde”), Oniria (“Triplo R”), Ratto Games (“Telhados Verdes), Riachuelo Games (“MonteBello), Singol (“Kiduca – A Cidade Educação”) e Vaca Vitória (“Diodontidae Necandi”).

“Este projeto une todas as pontas: sociedade, academia e setor empresarial, além de trabalhar e criar oportunidades para as desenvolvedoras de jogos nacionais. Esta articulação tem tudo para dar certo, pois tem muito apelo junto a população. Todo mundo tem contato com jogos eletrônicos atualmente, e nada mais certo que usar esta forma de entretenimento para mobilizar as empresas e a sociedade sobre a importância da sustentabilidade durante a Rio + 20”, explicou Moacyr Alves.

Para as desenvolvedoras que participarem da Rio +20, o projeto se traduz em visibilidade e oportunidade de novos negócios, tirando da invisibilidade empresas e transformando-as em empreendedoras capazes de gerar receita através da utilização de games de gestão que criam metodologias e desenvolvem ações de inclusão e valorização sustentáveis.

Serviço:
RIO +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Quando: 13 a 22 de junho
Onde: Centro Cultural de Ação da Cidadania – Rio de Janeiro