Esse jogo é o melhor que eu já joguei!

Infelizmente não é.

Hello Folks

Quantas vezes eu leio isso na semana? Umas quinhentas vezes no mínimo, e por que eu simplesmente não aceito isso como uma opinião pessoal e continuo minha vida? Por causa de algumas perguntas que colocarei nesse artigo.

Uma questão interessante que vejo na comunidade gamer é que os gamers não conseguem determinar igualdade de desenvolvimento, e ainda a falta de conhecimento no desenvolvimento faz com que isso continue, voltamos a falar do tédio repetitivo que comentei na matéria anterior: Devaneios de um Jogador.

Mas Cedrik porque isso é um problema?… gosto é gosto e não se discute.

Pensem no futuro dos consoles e dos jogos, quem vocês acham que estarão fazendo jogos dentro de 10 anos? Sim, isso mesmo, esse pessoal que acha que GTA é revolucionário e que RDR é mais revolucionário por que no jogo usamos cavalos.

Por que Red Dead Redemption é melhor que GTA4 ?

O público que gosta de GTA4 e até o publico que não gosta desse gênero consegue rapidamente falar que RDR é melhor, será que só eu entendo que é muito mais fácil gostar de um mocinho do que de um bandido? Ah mas o protagonista de GTA4 não é um bandido! Ok, se você pensou em responder isso nos comentários não o FAÇA.

Em questão de desenvolvimento GTA4 é muito melhor que RDR, pode ser arrogância ou prepotência mas a falta de conhecimento de determinada tecnologia cria conceitos para determinar qualidade e o que vejo são pessoas determinando qualidade por que não conseguem entender o efeito por traz de Red Dead Redemption.

A historia.

A historia de RDR é tão clique no assunto humanidade que obviamente ela seria aceita de braços abertos, e isso não é um problema, a questão principal é de como ela é contada. Até 70% do jogo você apenas esta jogando sem ter entendimento do que se passa, tecnicamente você esta jogando GTA4 de cavalos.

O Roteiro.

Simples e dinâmico, como tudo produzido pela Rockstar, mas você consegue entender como estava sendo levado aos fatos acontecidos? Você realmente seguiu uma linha tênue de continuísmo dentro da historia que você ainda não sabe nada? No momento que você apenas segue o fluxo dos acontecimentos e não entende o por que, significa que o jogo não esta te levando a caminho nenhum, ele só esta criando sua historia sem te propor conhecimento e participação contínua dos acontecimentos, isso não é sobre escolha, é sobre entender o que se passa. Você fazer missão 1 e missão 2 não faz com que você participe de algo, ainda mais que muitas missões são realmente parecidas que em alguns momentos eu pensei que estava repetindo acontecimentos passados.

O Game Design.

Em algumas comparações vistas por esse que vos fala, achei interessante o ponto comentado, alguns escritores ou críticos acham que é muito difícil criar um sandbox, por que são muitas coisas sendo carregadas ao mesmo tempo e por isso os bugs não são críticos para o desenvolvimento do Game Design.

Olha, a minha visão sobre isso é totalmente diferente, cenários abertos são mais fáceis de criar pelo simples motivos de serem estáticos, quando você lida com efeitos de textura e detalhes amplos fica mais fácil de garantir FPS necessário para que o jogo tenha uma jogabilidade fluente. Criar um sandbox de cenário aberto é muito mais fácil de criar um com cidades e detalhes amplos de texturas, modelos e difusão de cores.

Agora você ainda acha que RDR é melhor mesmo que GTA?

Isso foi apenas mais um exemplo de como os seus termos de qualidade são baseados no que você sente ao jogar, um dos principais motivos de você acreditar que RDR é melhor que GTA4 é o sentimento que o protagonista e a historia criam usando a sua realidade, em termos mais simples, você esta mais uma vez ligado ao tédio repetitivo.

Não concorda comigo? Ficarei feliz em responder seus comentários. Você também pode me encontrar no rocha.cedrik@gmail.com

Resumo:

RDR não é melhor que GTA 4 e você acha isso porque para seu cérebro é muito mais fácil gostar de RDR.