Fiquei sabendo a mais o menos 4 meses atrás, que haveria uma etapa da IEM (Intel Extreme Masters) em São Paulo durante o Campus Party – que é um dos campeonatos de StarCraft II não-coreanos de mais respeito em todo o mundo. StarCraft II é o jogo que tem os atletas mais bem pagos do mundo, sem dúvida alguma tem seu lugar garantido no cenário do e-Sports. Esse campeonato, por exemplo, terá 21 mil dólares de premiação para o vencedor. Só no ano passado foram distribuídos mais de 2,5 milhões de dólares em campeonatos de StarCraft II, o que sem dúvida garantiu mais do que apenas diversão aos progammers da categoria. DotA 2 (outro RTS de respeito no cenário de e-Sports) teve pouco mais de 1,5 milhão de dólares.

Hoje em dia no Brasil há poucos investidores na categoria, temos apenas um time profissional, o Keyd Team, diferentemente da categoria Counter-Strike onde temos vários times disputando entre os melhores no cenário mundial. Ainda há esperança entre a comunidade que um dia o Brasil consiga destaque no cenário mundial.

Aí vem nossa primeira oportunidade, um grande campeonato no Brasil, 2 jogadores se classificaram e vão jogar contra vários bons europeus, e norte-americanos; infelizmente nenhum coreano vai participar, e acredito que nossos brasileiros tem grandes chances de irem bem, e talvez conseguirem se classificar para a final mundial, onde aí o bicho vai pegar! Eu gostaria muito de assistir o campeonato ao vivo mas infelizmente esqueci de comprar os ingressos, então vou assistir pelo livestream mesmo.