Como sempre acontece nos dias 1° de abril, milhares de empresas aderem ao espírito do “dia da mentira” para fazer alguma graça, seja interna, para o público, para seus consumidores ou para seus concorrentes.

Este ano, a Blizzard resolveu brincar “anunciando” 2 novos jogos, Blackthorne 2 e Queen’s Quest, e para dar um tom mais brincalhão, estes jogos supostamente estariam disponíveis somente para celulares.

Não bastando, anunciaram também o Battle.net Neural Interface, uma espécie de capacete com óculos 3D que lhe permite além de te colocar no ponto de vista do personagem, também ganhar sentidos de olfato e paladar como se estivesse em carne e osso dentro do jogo. (Atenção: A Blizzard Entertainment não se responsabiliza por qualquer perda temporária ou permanente de suas funções cerebrais devido ao uso incorreto do equipamento!).

Para completar, também anunciaram alguns itens baseados no jogo Diablo III, como o X-Treme Gamer Blanket, uma manta baseada nas ventimentas do personagem Deckard Cain, da série Diablo, nas cores marrom e azul… e mais! Comprando 2 mantas, vc leva INTEIRAMENTE GRÁTIS um travesseiro tamanho gigante! Bom, eu não me importaria em pagar alguns bons dólares nisso =) Em breve você também poderá comprar um Pacote de Voz Oficial de Deckard Cain GPS, com toda a vagarozidade e “dicas” bizarras do personagem, como, por exemplo, avisar você para NÃO parar em um sinal vermelho.

Piadas a parte, ainda com a criatividade fervendo, a Blizzard resolveu dar um tapa na cabeça dos criadores de DRMs bizarras. No seu pseudo-jogo Queen’s Quest (distribuído em 17 disquetes!), eles informam que o produto acompanha “um cenário revolucionário de DRM”, quem pode ser executado em “5 etapas fáceis”.

Ele brinca que você precisa abrir o programa DRM, inclinar o aparelho de forma q vc consiga ler a palavra escondida que é uma página do manual, consultar o manual/guia do usuário com um óculos 3D especial para decodificar o texto escondido e encontrar a palavra chave, escrever a palavra chave decodificada no celular e falar “OK” claramente para que o celular reconheça sua voz. A Blizzard lembra que ocasionalmente você precisará ligar para um número gratuito “0800” para se identificar e autorizar o DRM.

Mais do que uma piada de 1° de abril, a Blizzard afronta os criadores de DRMs “drakonianos”, batizados* assim devido a sua complexidade e nível de exigência impostas ao usuário final.
*DRMs severos, como o aplicado pela Ubisoft em Assassin’s Creed II, são batizados como Drakonian DRM em comparação as leis rigorosas aplicadas por Drácon, um legislador de Atenas que viveu na Grécia antiga.