Vamos resumir Saints Row: The Third? “Um parque temático em cenário aberto onde podemos nos realizar extrapolando no derramamento de sangue e na perversão”.

Saints Row não é um jogo para crianças, e não estou brincando. Diferente dos “Gods of War”, “GTAs” e “Ninjas Gaiden” da vida, SR foi desenhado para entreter adultos. Não estamos falando somente de violência, também estamos falando de linguajar pesado, vandalismo, erotismo, bizarrices… talvez até os adultos mais conservadores prefiram manter distância desse jogo. E eu adorei.



O jogo é uma continuação do 2º título, mas não há nada que tenha impacto caso não conheça a história. Você fazia parte de uma gangue, agora são tão famosos que possuem sua própria grife, com direito a bebida com a sua marca, os Saints, e você é o líder dessa turma. A narrativa começa no momento que vocês estão assaltando um banco, e fracassam. O interessante é que você começa o jogo já em ação, com uma máscara gigante na cabeça, para depois escolher o estilo do seu personagem, inclusive o sexo. É aí que o jogo começa a ficar engraçado.

Wheel Spikes, manow!

Saints Row tem tantas opções para customização de personagem que é virtualmente impossível criar ou até mesmo encontrar personagens parecidos dentro do jogo. Você pode vestir um sutiã em um cara másculo, fazer uma japonesa peituda ou simplesmente não vestir absolutamente nada, e andar peladão por aí!

O objetivo do jogo não é de longe ser realista, é pra ser divertido, e cumpre muito bem esse papel. É perceptível que os devs tentaram a qualquer custo se afastar ao máximo de Grand Theft Auto, estigma que ficou impregnado nos outros títulos da franquia, e conseguiram. Por se tratar de um Third Person Shooter, é claro que a interface pode ter suas semelhanças, assim como a mecânica das ações, mas para por aí.

Você pode reforçar e customizar seu veículo, comprar novas roupas e ganhar reputação com elas, enfrentar gangues rivais e aproveitar o potencial de um TPS sandbox… batendo com um dildo roxo gigante nas velhinhas e nas prostitutas. É, eu disse que era pesado. =)

A campanha não é grande, se você não tiver qualquer senso de humor e correr para fazer as missões, deve acabar em cerca de 12 horas, mas isso não é um problema. Saints Row: The Third conta com modos de coop online para a campanha e um “modo prostituído” (Whored Mode), onde, utilizando a mesma mecânica de um jogo Survival, você enfrenta inimigos em waves para defender uma gangue pré-escolhida, também com suporte online.

Battlefield é para os fracos.

Você pode pilotar carros, motos, blindados, helicópteros e… aviões de guerra, com direito a minigun e mísseis, porque Battlefield é para crianças! Em qualquer veículo, como de praxe, você tem estações de rádio com coletâneas de músicas conhecidas, que vão do hip-hot ao eletrônico e música clássica, você também pode montar sua playlist se preferir.

No site da franquia você pode acompanhar suas estatísticas, compartilhar personagens criados, acompanhar o ranking de jogadores e participar de promoções.

Sangue, pouco? Bobagem!

Saints Row: The Third traz otimizações para DirectX 10 e 11, mas também roda sob o DirectX caso tenha um pc mais lento ou uma placa de vídeo incompatível. A THQ lançou Saint’s Row oficialmente no Brasil através da arvato games por 199 reais para PS3 e X360, e 99 reais para PC. Mais que recomendado!

Saints Row: The Third
Lançamento: Novembro de 2011
Publisher: THQ
Estúdio: Volition
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360

9.0

+ A apresentação objetiva e a fuga com sucesso de não ser visto como uma cópia de outros jogos rendeu o selo “Serious Sam”
+ Ótimas melhorias, revolução impressionante no gameplay da campanha e no multiplayer
+ Polimento surpreendente, tesselation, blur, está tudo alí, digno de GOTY
+ Gráficos atualizados e com grandes melhorias em relação ao título anterior
+ Trilha sonora empolgante, fantástica e com estilos variados
– Algumas sobreposições de modelos e glitches variados podem acontecer
– Como todo sandbox, o tempo de vida do jogo depende da imaginação do jogador, o modo de campanha poderia ter mais missões paralelas
  • Esta cópia foi cedida gentilmente pela arvato games ao Gamepad e testada através do PC Intel Q9400, 8GB RAM, Nvidia GeForce GTX465