Halo: Combat Evolved Anniversary, título exclusivo para Xbox 360 desenvolvido pela Bungie, é um first person shooter futurista com foco no multiplayer, inicialmente lançado em 2001 para Xbox. Seu relançamento não aconteceu somente para saciar os nostálgicos que sofreram com o encerramento das atividades do serviço online que era disponibilizado no primeiro console da Microsoft, mas sim para atender a toda demanda de jogadores ávidos por um first person shooter frenético, bem desenhado, com cenários objetivos e recursos muito bem balanceados.

A edição nacional do título acompanha 2 vouchers que podem ser resgatados no Xbox Live, em um, você ganha acesso a itens para utilizar em seu avatar e itens para o jogo, e no outro, os mapas mais que aclamados do Halo: Combat Evolved para serem jogados no multiplayer de Halo: Reach, último título da franquia. Quem não gostou dessa surpresa, heim? Para quem quiser somente esse pacote de mapas para Halo: Reach, ele está a venda na Live do Brasil por 1200 Microsft Points, levando em consideração que o preço oficial do jogo completo no Brasil é 99 reais, compre logo o jogo completo!

O design de Halo: Combat Evolved Anniversary foi completamente reformulado, mas sua jogabilidade permanece intacta, exigência do público que estava ávido para relembrar toda a ação do jogo, porém, essa precisão nos detalhes originais trouxe os poucos contras que estavam presentes no modo campanha do título do primeiro de Halo do Xbox: Checkpoints confusos e mal localizados, longos caminhos a se percorrer pelo cenário sem qualquer obstáculo como desafio, e momentos críticos onde seus escudos acabam por totalmente danificados logo antes de uma grande batalha em sequência, sem chance de recuperação.

Em contrapartida, o modo campanha também foi aperfeiçoada em diversos modos, é possível encontrar elementos escondidos no jogo que te possibilitam aumentar a dificuldade do mesmo, como desabilitar a mira semi-automática e dobrar a barra de sangue do oponente, achou que seria moleza? Claro que o jogo também conta com conquistas para serem desbloqueadas, um prato cheio para os caçadores de Gamescore.

Embora o Kinect não seja acessório obrigatório ao jogo, ele faz sua pontinha como um scanner de itens e inimigos ativado por voz. Definitivamente não tem aquela aplicação casual que a grande maioria dos jogos que utilizam o Kinect sugere, é uma ótima introdução ao público gamer hardcore, que quer ver uma utilização realmente prática para o acessório, mas infelizmente este recurso não está disponível em língua portuguesa.

Abaixo, detalhe do cenário em escala 20:1 comparando os gráficos de uma área aproximada do cenário antigo com o novo:

De fato, a reapresentação do modo campanha de Halo: Combat Evolved Anniversary serviu mais para que os antigos relembrassem o início da franquia e que os jogadores mais novos possam conhecer a história inicial da trilogia. O grande apelo do jogo se faz mesmo no multiplayer graças ao excelente trabalho que foi desenvolvido no jogo original. E para os mesmos nostálgicos, a Bungie colocou um recurso fantástico no jogo, que te permite alterar o motor do jogo do formato atualizado para o formato retrô, e vice-versa, basta apertar o botão select, sem sair do jogo!

[rwp-review id=”0″]