Battlefield 3: EA vs. Brasil

A Eletronic Arts abandonou o Brasil e recusa suporte. Cuidado!

Bom dia, estou fazendo esse video para mostrar o gameplay do jogo Battlefield 3, e enquanto vc mostra a qualidade extraordinária dele, vou falando alguns problemas que esse jogo trará exclusivamente para os brasileiros:

O jogo não está disponível em qualquer plataforma digital no Brasil, exceto na Origin.
Você não pode comprá-lo pelo Steam pq a Eletronic Arts não quer distribuí-lo lá, e todas as outras distribuidoras digitais que conhecemos, como Direct2Drive, Impulse, GamersGate, etc, receberam ordens expressas da EA para não venderem para o Brasil. Eles distribuem o jogo, mas não para nós.

O principal problema em relação a isso é que o suporte de qualquer problema fica atrelado a Eletronic Arts, onde começa a nossa saga, começando:

  1. O jogo pode não estar disponível para download após um ano. Essa observação está no termo de venda de jogos do Origin, claro e em português: “Os produtos e serviços que disponibilizamos nos Websites podem ser transferidos ou acedidos durante pelo menos um ano após conclusão da respectiva compra.” – http://tos.ea.com/legalapp/termsofsale/US/pt/PC/
  2. O suporte da Origin e do sistema da compra da Origin é feita somente pelo suporte da Eletronic Arts no Brasil.
  3. O suporte não existe.

Para ilustrar isso, contarei meu caso:

  • Eu entrei no live support da Eletronic Arts para discutir sobre a loja do Origin, no dia 16 de agosto, e este contato gerou o incidente (um ticket) de número 110816-009307.
  • O atendente me informou que somente o suporte local pode dar atendimento sobre o Origin, porque ele possui loja localizada, ou seja, em português e com precificação na moeda do país, no nosso caso, em real.
  • Acessei o link – http://support.electronicarts.co.uk/app/answers/detail/a_id/117 – que o atendente de suporte mandou, e já havia, no país Brasil, o telefone (11) 3046-3707 e o e-mail suporte3@ea.com.
  • Liguei para o número de telefone indicado, e uma gravação me mandou ligar em outro número, o (11) 4004-2050.
  • Liguei para o novo número indicado, a mesma gravação pedia para que eu ligasse para o número que eu estava ligando! Eu repeti a operação algumas vezes para ter absoluta certeza de que eu estava ligando para o número certo.
  • Como a única saída de contato ficou sendo o e-mail, mandei o e-mail, com as perguntas abaixo:

Por que a Eletronic Arts não distribui jogos no Steam?
Por que a Eletronic Arts não permite que distribuidores digitais dos EUA vendam o jogo em questão para o Brasil?
Por que a Eletronic Arts não publica a relação de distribuidores digitais que vendem o jogo em questão para o Brasil?
Por que o telefone de contato ao suporte técnico está incorreto no site da própria empresa?
Por que o telefone de contato ao suporte técnico (atualizado) solicita que liguemos para o próprio número discado?
Como é possível contatar a Eletronic Arts através de chat online ou suporte técnico por telefone?
Qual a assessoria de imprensa ou empresa de comunicação responsável pela Eletronic Arts no Brasil?

  • Como esperado, não obtive qualquer resposta.

Ou seja, seu jogo pode desaparecer da sua conta do Origin em um ano, você está vulnerável a toda sorte de problemas que podem acontecer durante uma operação de compra de produtos online, o suporte só pode ser feito exclusivamente pela Eletronic Arts do Brasil, e este não existe.

Isso não me deixa nada confortável, minha recomendação é: Não compre.

Ivan Carlos, do portal http://GAMEPAD.com.br, até mais.

Ivan Carlos

Consultor em TI e segurança, gestão de riscos e continuidade. Mercado e indústria de jogos. Gamer, polímata, cético, centrista. Facebook - Twitter

Você pode gostar...