A Microsoft anunciou que está adquirindo ZeniMax Media a empresa-mãe da Bethesda Softworks.

A mudança significa que a Microsoft terá a propriedade de franquias como Fallout, Doom, Dishonored, Wolfenstein, The Elder Scrolls, Prey, Quake e muito mais.

Alguns dos estúdios de desenvolvimento que agora serão propriedade da Microsoft incluem: Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios.

Segue abaixo algumas declarações de Phil Spencer (Lider do Xbox) e Todd Howard (Diretor da Bethesda)

“Os jogos da Bethesda sempre tiveram um lugar especial no Xbox e nos corações de milhões de jogadores em todo o mundo”, diz em um comunicado à imprensa da Microsoft, escrito pelo chefe do Xbox, Phil Spencer.

Nossas equipes têm uma longa história de trabalho conjunto, desde o surpreendente primeiro DOOM e seu motor grafico id Tech, inovando os jogos para PCs até a Bethesda trazer seu primeiro jogo de console para o Xbox original, o inovador The Elder Scrolls III: Morrowind.

“Ao longo dos anos, tive muitas conversas profundas com os líderes criativos da Bethesda sobre o futuro dos jogos e há muito compartilhamos visões semelhantes sobre as oportunidades para os criadores e seus jogos alcançarem mais jogadores de mais maneiras.”

Os futuros títulos da Bethesda serão adicionados ao Xbox Game Pass para console e PC, e não há menção da disponibilidade de títulos anunciados anteriormente (como Starfield e The Elder Scrolls VI ) em outras plataformas.

“Esta [parceria] envolve mais de um sistema ou uma tela”, acrescenta Todd Howard, diretor da Bethesda Games. Compartilhamos uma profunda crença no poder fundamental dos jogos, em sua capacidade de conectar, fortalecer e trazer alegria. A convicção de que devemos levar isso a todos independentemente de quem você seja, de onde more ou do que jogue. Independentemente do tamanho da tela, do controlador ou de sua capacidade de usar um.

“Não podemos pensar em um grupo melhor de pessoas para fazer isso do que aqueles no Xbox. Temos amizades que remontam àqueles dias originais. De Phil a seus líderes seniores e suporte ao desenvolvedor, eles não falam apenas sobre colocar os jogadores em primeiro lugar, eles vivem isso com paixão. ”

“Hoje é um marco em nossa jornada juntos e estou incrivelmente animado com o que essa etapa significa para o Xbox”, conclui Spencer.

Segundo a Microsoft, foi pago US$ 7,5 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões na cotação atual em reais) pela aquisição.

Leia mais sobre: Xbox