Tivemos boas surpresas no recente relatório corporativo de 2020 da Sony Corporation, a empresa diz que além de querer adquirir novas empresas para compor a SIE Worldwide Studios, também pretendem levar mais de seus títulos originais para o PC.

Aqui estão alguns elementos notáveis de seu relatório:

Segmento de jogos e serviços de rede

Os títulos originais (IP) são os conteúdos principais para jogos e serviços de rede. Os títulos originais, desenvolvidos e vendidos pelo proprietário da plataforma, são particularmente importantes como IP de conteúdo para criação de valor e ganhos futuros. Além de melhorar o pessoal e o ambiente de trabalho em seus próprios estúdios, a Sony Interactive Entertainment (SIE) continua a investir em, ou adquirir, empresas com criatividade abundante e tecnologias de ponta para construir a Worldwide Studios (WWS) uma associação de estúdios de produção de títulos próprios.

Mais recentemente, em agosto de 2019, adquiriu a Insomniac Games, um parceiro de longa data da Sony que desenvolveu muitos títulos de sucesso. Em 31 de maio de 2020, a WWS possuía 14 estúdios e se tornou uma das maiores redes de desenvolvedores de jogos do mundo. Com séries de sucesso como The Last of Us, God of War, e Uncharted, é um motor forte para a produção de conteúdos originais.

Títulos de terceiros, ou seja, IP desenvolvido por desenvolvedores de jogos fora do Grupo Sony, também desempenham um papel importante em aumentar indiretamente o apelo da plataforma PlayStation e sua comunidade de usuários. A Sony oferece várias formas de assistência, como compartilhamento de suas bibliotecas e suporte técnico aos criadores, incluindo estúdios independentes, para facilitar o melhor ambiente de desenvolvimento de jogos possível.

Direção estratégica

Para reforçar as IP, a SIE irá acelerar o aprimoramento e o lançamento de seu portfólio de títulos exclusivos do PlayStation. Como resultado da cooperação com o desenvolvimento interno e empresas parceiras, a venda de títulos para PS4 continua a crescer e a intenção é aprimorar ainda mais a linha com conteúdo atraente. Com isso, um maior crescimento na receita recorrente será alcançado através de vários aprimoramentos de serviço de rede.

Através da introdução de novas tecnologias em velocidade, sensação táctil e som, podemos melhorar ainda mais a experiência exclusiva disponível no PS4 e almejar fazer do PS5 um console verdadeiramente de última geração, proporcionando experiências de jogo que não eram possíveis antes. Os jogos para o PS5 que oferecem essa nova experiência de jogo estão sendo feitos por desenvolvedores de primeiro, segundo e terceiro fabricantes(first-, second-, and third- party), e planejamos apresentar uma linha atraente de títulos para nossos usuários.

Na execução dessas estratégias, maior ênfase será colocada no envolvimento do usuário. A SIE planeja fornecer conteúdo para uma variedade de gêneros e formatos de jogos e fazer avanços em experiências interativas únicas e envolventes, como VR. Ao mesmo tempo, a SIE visa criar uma melhor experiência do usuário, melhorar a usabilidade e fortalecer o uso da análise de dados. Fazer o melhor uso de parcerias novas e existentes e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento, será importante para alcançar novas expansões em escala. Mantendo a dinâmica e o ecossistema que o PS4 construiu até agora, promoveremos uma transição suave para o PS5.

A SIE visa atingir um crescimento robusto da receita, acelerando o ciclo virtuoso que foi estabelecido para a plataforma PlayStation. Isso envolve aumentar os usuários ativos e o tempo de jogo, aprimorando os serviços de rede e reforçando as IP para que os consumidores selecionem o PlayStation como sua plataforma de escolha.

Os resultados almejados incluem crescimento de usuários ativos, retenção mais forte e um ciclo de conversão de caixa mais curto, do qual pode-se esperar um fluxo de caixa expandido.
Exploraremos a expansão de nossos títulos próprios para a plataforma de PC, de modo a promover um maior crescimento em nossa lucratividade.