Lembro de quando joguei Rogue legacy pela primeira vez lá nos tempos de PS3, lembro de como fazia tempo que não jogava um game como aquele, com  desafios difíceis e curtos em dungeons procedurais para fazer upgrades em meu castelo. As partidas demoravam poucos minutos,  mas me consumia horas de tanto que eu jogava. Por mais que o porteiro aumentava cada vez mais a taxa para entrar e as mortes fossem algo recorrente, a decepção em ter que re-jogar quase que não existia pois sempre havia aquela sensação de que você estava muito perto de conseguir e que na próxima daria certo … Se você, caro leitor, também passou por essa experiencia com Rogue Legacy, saiba que foi exatamente o que senti ao jogar Heros of Hammerwatch então, se quer voltar a se divertir com jogos assim, pode parar de ler este artigo mas, se ainda não está convencido, deixe-me mostrar por quê.

O antecessor e as novidades

Heroes of Hammerwatch, jogo lançado para PC em março de 2018 mas que ganhou recentemente sua versão para XboX one e Switch em sua versão ultimate com todos os DLCs  em julho de 2020, vem numa evolução natural ao antecessor Hammerwatch de 2013 onde, sua maior melhoria do antecessor foi a adição de um robusto sistema de multiplayer, adição muito bem vinda já que o jogo tem uma dificuldade bem acentuada e, a desenvolvedora dinamarquesa CrackShell deixa bem claro que quer que todos tenham uma experiência multiplayer pois, além de criar servidores públicos onde se pode entrar com seu personagem, upar e sair,  a desenvolvedora ainda criou um Discord para que jogadores possam combinar partidas online; Sei que quase todos os jogos tem um Discord para chamar de seu, mas é raro ver um que divulga isso na sua tela inicial.

Heroes of HammerWatch quer mesmo que você jogo multiplayer

O link do discord na versão para PC fica no título do game

Você vai morrer!

Lembra que citei Rogue Legacy lá em cima, bem, as comparações ficarão mais evidentes agora:

Em Heroes of Hammerwatch sua jornada incia num reino devastado onde seu objetivo é reconstruí-lo, para isso você deve escolher entre 9 classes, onde , inicialmente só te deixa escolher 5, cada uma com sua forma de atacar e evoluções distintas, mas relaxe; esta é a parte mais suave de todo o jogo pois você pode alternar em slots de salvamento a qualquer momento. Ficou confuso? Eu explico: Aqui, a única coisa persistente é o mundo; se já conseguiu reconstruir a guild hall com seu warlock? Pronto, está construída para qualquer outra classe, e isso é muito bom pois dá a possibilidade de testar todas as classes sem culpa e escolher entre elas a que mais te agrada, sem contar no fator replay.

esqucolha de classes

5 classes iniciais e mais 4 para desbloquear

A morte neste game também segue regras bem peculiares, quando você morre, perde todos os itens, mas a experiência não, assim, até jogar com aquela classe muito ruim, não será tão perda de tempo e seu personagem pode ser usado tanto no single quanto no multiplayer

load

Jogar com todas as classes para decidir qual se adapta melhor ao seu modo de jogo não é uma perda de tempo

Ao criar seu personagem, você pode customiza-lo, são poucas as opções de customização, mas elas estão lá!

O mundo

Outlook foi destruído e cabe a você conseguir recursos para reconstruí-la , a cada construção recuperada te possibilita aumentar suas habilidades, melhorar armas e melhorar poções, esta é a sua missão principal e a única coisa recorrente em todo o jogo. o Mundo é só um; se você morrer ou trocar seu personagem, o mundo continua de onde você jogou anteriormente e não se engane, melhorar suas habilidades e armas só vai te ajudar e ir mais longe nas dungeons que, acredite, não são nada fáceis.

reconstrua sua cidade e facilite sua vida

Pegue recursos e melhores suas habilidades para conseguir pegar mais recursos

As dungeons

Para conseguir recursos para recuperar sua cidade, é necessário entrar numa mina onde estão enfestadas de monstros. Elas são geradas proceduralmente mas seguem algumas regras; sempre terá um elevador onde você pode mandar seus recursos e dinheiro para a cidade pagando uma taxa que fica mais cara quanto mais fundo você estiver na mina. São sempre três andares de pequenos monstros e armadilhas ondem podem ser encontrados baús que, algumas vezes, se faz necessário ter chaves para abri-los, chaves estas que podem ser encontradas nas cavernas ou comprada anteriormente na cidade, mas, é importante lembrar disso; não adianta comprar todo seu dinheiro em chaves de baús pois se morrer na mina, perde todas elas, isso te dá um peso maior na hora de decidir comprar uma armadura ou mandar esse dinheiro para a cidade. Após os 3 andares vém o andar do boss. Mate-o, consiga itens melhores, e desça para dungeons mais desafiadoras

não morrer é importante, matar vem em segundo lugar

E não se iluda com o inicio do jogo! os primeiros inimigos vem como hordas de pequenas lesmas mas depois do primeiro boss a coisa já complica com esqueletos mandando flechas em você e progredindo para um bullet hell daqueles!

Melhor com os amigos

Passar raiva e morrer várias vezes em um jogo como esse é legal, agora, imagina com o seu amigo? Sim! e esta é a grande novidade desta versão ao seu antecessor, a a desenvolvedora fez um multiplayer online onde você tem a possibilidade de jogar com pessoas aleatórias na internet e ainda possibilita criar salas privadas para jogar com seus amigos maaaaaas (e esse mas é doloroso), não existe a possibilidade de criar co-op local, e outro pesar é a forma de que o online foi pensado: O host vai usar o seu mundo como base para os dois, os visitantes podem jogar com os chars criados no mundo deles mas, uma vez que descem para a dungeon e o client morre, ele morreu, desconecta e espera o host criar outro sala … (?) Pois é … Também não entendi.

Melhor com amigos

Ao menos as partidas não caíam

Considerações finais

Notaram que não falei em nenhum momento da história? Pois é, não existe! E nem precisa para este tipo de jogo. A curva de aprendizado e a progressão lenta vão te fazer jogar bastante e, mesmo tendo dungeons rápidas, o fator “só vou tentar mais uma vez” é uma constante. Com controles fluidos e gameplay simples, Heros of Hammerwatch é m game fácil de começar mas que poucos terão a coragem de ir até o fim, afinal, com grandes desafios vem grandes satisfações de conquista, e uma raiva ou duas no decorrer do período.