Um ano atras Elden Ring foi anunciado na conferência de imprensa da Microsoft na E3 2019, declarando que o jogo será ambientado em um mundo criado em colaboração entre Hidetaka Miyazaki (Saga Souls) e George RR Martin (Game of Thrones).

Desde então passamos a caminhar no escuro. Ainda não temos muitos detalhes sobre Elden Ring e nenhum novo trailer nesse período de um ano de seu anúncio, mas mesmo com pouquíssimas informações, iremos falar sobre o pouco que sabemos e tudo aquilo que foi falado sobre o game até agora.


O maior game da FromSoftware até agora?

Em uma entrevista ao Xbox Wire, Miyazaki diz que diferente de Dark Souls que é relativamente restrito no sentido de exploração, Elden Ring acontecerá em um mundo aberto, com grandes campos e maior liberdade e possibilidades para o jogador explorar, então é certo que Elden Ring será bem maior que qualquer souls-like até agora considerando seu tamanho físico, estrutura e possível tempo de gameplay.

Apesar de ser um mundo aberto, foi confirmado que não teremos aldeias e vilarejos movimentados cheias de NPCs interagindo um com o outro e contando suas histórias como podemos vê em outros jogos como a franquia Elder Scrolls e Witcher, Elden Ring ira manter a personalidade da série Souls em favor de um mundo sombrio

Em entrevista para IGN, Miyazaki diz “Criar um novo tipo de jogo é um grande desafio para nós. Se, além disso, nós adicionássemos cidades, se tornaria um pouco demais, então decidimos criar um jogo no estilo mundo aberto focado naquilo que fazemos de melhor.” Miyazaki também destaca alguns dos ambientes que podemos encontrar pelo vasto mapa de Elden Ring. “Por essas áreas, você também vai encontrar castelos intrinsecamente projetados com múltiplas camadas e coisas do tipo”.

Ao decorrer da entrevista ele fala mais sobre ambientes semelhantes aos jogos anteriores da FromSoftware, e também comenta que você poderá atravessar todo o game a cavalo.

Fanart por: Carl Hassler

Como será a jogabilidade de Elden Ring?

Ainda não vimos nenhuma gameplay de Elden Ring, mas em um post na conta da FromSoftware no Twitter, o jogo foi classificado como um Action RPG
Miyazaki também diz em entrevista para Xbox que seu foco se concentrará nos elementos de RPG com uma grande variedade de armas, magia e maneiras de enfrentar os inimigos, que possibilitarão aos usuários um estilo de jogo e estratégia que lhes convém. Dessa forma podemos afirmar que esses elementos estão mais voltados para o Dark Souls do que a ação de Sekiro.

Seguindo nessa mesma entrevista é perguntado para Miyazaki sobre a intensidade e o que podemos esperar das batalhas contra os chefes no jogo, e ele confirma dizendo “Lutas contra chefes é algo que nós gostamos de fazer e é um dos climaxes desse título também. Nós sentimos que existe uma grande variedade de chefes únicos e horripilantes que os jogadores podem esperar”

Fanart por: Caio Santos

Como será o protagonista em Elden Ring?

Ao contrário de Sekiro, que tinha um protagonista nomeado, Elden Ring volta para a fórmula de Dark Souls de criar o seu próprio personagem na moda tradicional de RPG. Isso pode significar que, em vez de um protagonista estritamente definido, podemos ter uma liberdade maior em escolher o que queremos ser e como atuar nesse mundo.

Agora falando de forma mais pessoal, muito do que me atrai na série Souls é a liberdade de criação e progressão de seu personagem, você pode inventar qualquer que seja sua ideia para uma build, seja um mago carregando um martelo gigante, ou um clérigo com adagas venenosas e nada disso pode ser considerado errado, porque todos esses jogos permitem que você chegue até o final sem mesmo upar um nível de atributo em seu personagem ou evoluir uma arma.

É claro que a dificuldade pode ser bem maior, mas é possível derrotar até mesmo o último chefe com seu personagem estando nu e com a metade de uma espada quebrada em mãos, e isso não está errado, pode ser apenas sua forma de jogar. Esse é um dos elementos que faz a série Souls ser tão incrível para mim e imaginar isso expandido em um mundo aberto é incrível.

Fanart por: Sebastian Horoszko

E vai ser difícil?

Pessoalmente eu vejo a dificuldade da série Souls de outra forma, só pelo fato desses jogos não ter uma opção para selecionar uma dificuldade já significa muito, eu vejo que, na verdade o jogo deixa você mesmo criar sua dificuldade dependendo da sua forma de jogo e também dependendo muito de quão disposto você esta em aprender como o jogo funciona, mas é claro os jogos da série de fato são desafiadores e é que sua linha de aprendizado começa e de onde vez a satisfação de derrotar um chefe ou progredir em alguma área, e essa é uma das características da série Souls que é fazer você evoluir como um jogador junto de seu personagem.

Felizmente esse desafio e experiências satisfatórias é o que nos foi prometido para Elden Ring. Quando perguntado ao Miyazaki se o jogo será tão desafiador quanto seus jogos anteriores ele diz “Sim, será. A importância que atribuímos à alegria que o jogador experimenta ao vencer desafios será a mesma de nossos outros títulos. Acredito que será uma experiência muito satisfatória.” Logo em seguida “Mesmo quando comparado à série Dark Souls, acredito que este título proporcionará ainda mais variedade nas maneiras dos jogadores vencerem seus desafios e ajustar suas táticas ao enfrentar os inimigos.”

Fanart por: Andres

A Trilha sonora de Elden Ring

Um dos grandes compositores da FromSoftware, Yuka Kitamura também esta trabalhando em Elden Ring. Kitamura já trabalhou nas trilhas de Sekiro, Dark Souls 2, 3 e Bloodborne.

Recebemos essa notícia em seu Twitter por um fã que perguntou se Kitamura estava envolvido em Elden Ring e ele simplesmente respondeu que sim. Este é ótimo sinal seus trabalhos já se tornou parte da personalidade do universo Souls.

Qual o envolvimento de George RR Martin em Elden Ring?

Ainda em entrevista a Xbox, Miyazaki diz que é um grande fã de Martin e não tinha certeza se o autor aceitaria participar do projeto. “Ainda não consigo expressar em palavras o quanto sou grato a Martin por concordar com a nossa oferta”, disse ele.

Quando eles começaram a trabalhar, Miyazaki explicou toda sua visão geral a Martin, descrevendo os temas, ideias e muitos dos aspectos relacionados ao jogo que ele tinha em mente. “Isso nos permitiu ter várias conversas livres e criativas sobre o jogo,” Disse Miyazaki, “nas qual Martin usou como base para escrever a mitologia do mundo de Elden Ring”.

Isso é um ótimo sinal, saber que os dois criadores são compatíveis e compartilham ideias livremente enquanto cada um cuida de sua especialidade. “Essa mitologia provou ser cheia de personagens e dramas interessantes, além de uma infinidade de elementos místicos e misteriosos”, disse Miyazaki. “Foi uma fonte maravilhosa de estímulo para mim e para a equipe de desenvolvimento. O mundo de Elden Ring foi construído usando esses mitos e estímulos como base. Até eu mesmo acho difícil conter minha excitação de tempos em tempos. Esperamos que todo mundo esteja ansioso pelo mundo que criamos.”

Fanart por: Andres

Quando teremos mais novidades?

O jogo estava programado para aparecer no Taipei Game Show, que foi cancelado assim como diversos eventos devido a atual pandemia. Podemos esperar outra apresentação no próximo evento da Microsoft o Xbox Games Showcase que acontece 23 de julho ou na Tokyo Game Show 2020 que acontece entre 23 e 27 de setembro.

Como anda o desenvolvimento do jogo?

Sabemos que Elden Ring está em desenvolvimento desde o lançamento da última DLC de Dark Souls 3 em março de 2017, mas poderia ter sido deixado em segundo plano durante o desenvolvimento de Sekiro. Não tivemos nenhuma informação clara do desenvolvimento durante a quarentena, apenas um Tweet da FromSoftware onde eles agradecem a marca de 27 milhões de unidades vendidas da serie Souls e avisam que Elden Ring continua em desenvolvimento.

A série DARK SOULS já vendeu mais de 27 milhões de unidades até o momento. Somos incrivelmente gratos a todos os nossos jogadores. Esse sucesso é devido a você. Esperamos que você continue gostando dos nossos jogos e esperamos ansiosamente por Elden Ring, o novo RPG de ação que está atualmente em desenvolvimento.

E aqui finalizamos nosso resumo de tudo o que temos até agora sobre Elden Ring.

Todas as fanart colocadas no post são de competições de arte relacionadas a Elden Ring e Dark Souls promovidas pelo Youtuber VaatiVidya, trazendo ideias de chefes, cenários e historias das mentes criativas dos fãs da série Souls. Em todo esse tempo de espera a comunidade começou especular e criar suas próprios histórias e personagens sobre o game no Reddit ou no Youtube como as competições do Vaati, por isso achei interessante colocar suas ideias para representar alguns elementos desse jogo e imaginar juntos o que esta por vir.

Por último convido todos vocês para conhecerem o canal do VaatiVidya e conferirem os portfólios dos artistas. Vale lembrar que nenhuma dessas artes são oficiais ou representam algum conteúdo que estará presente em Elden Ring.

Fanart da capa por: Paji