Apresentação

Desenvolvido pela Krillbyte e publicado pela Raw Studio, Mosaic é um jogo de narrativa sombria e realista, que conta a história de um adulto e o seu medo de fazer parte de uma gigantesca maquinaria que não se consegue entender. Em Mosaic você vive uma incrível vida adulta, maçante, repetitiva e bem solitária.

Em Mosaic você vai viver uma rotina diária, mas à cada dia mostrada de uma forma diferente.

 

Sistema e jogabilidade.

Assim como todo bom jogo de aventura e narrativa, Mosaic é um jogo no estilo Point & Click com alguns mini games games que ajudam à ilustrar a vida frustrante de um trabalhador que faz parte de um sistema ao qual não queria fazer.
Você vive em um mundo totalmente sem cor onde todos fazem basicamente o mesmo que você. Dia após dia você vai ter uma rotina de acordar, ir para o trabalho, trabalhar, voltar para casa e dormir. À cada dia, quando se vai para o trabalho ou mesmo durante o trabalho os acontecimentos mudam. Num belo dia você vai para o serviço à pé, em outro vai de trem, em outro de metrô e assim por diante. Tudo para mostrar aos poucos partes diferentes da sua fatídica rotina.


Você e centenas de milhares de pessoas fazendo parte de um sistema ao qual você não quer participar. Exatamente como na vida real…

Durante essa rotina algumas coisas não rotineiras acontecem. Coisas opcionais que cabe ao jogador decidir se vai participar desses acontecimentos variados ou seguir em frente na rotina do seu dia a dia.

Dia após dia algo inusitado e diferente pode acontecer. mas mesmo que elas aconteçam cabe ao jogador decidir se participa delas ou não.

O jogo é bem linear e mesmo fazendo escolhas diferentes o enredo segue o mesmo. Outra parte que também não tem alteração é na sua rotina de trabalho, onde que por mais que você consiga ou não um bom desempenho nada na história muda.

Um dos mini games que ilustra seu dia a dia de trabalho. A ideia é sinalizar os pontinhos brancos até que eles cubram de preto todas as áreas verdes. Por que? Boa pergunta. Faz parte da ideia de estar em um sistema onde você não entende quando, onde e o porque e morre de medo de continuar fazendo parte dele.

 

Considerações finais

Com uma narrativa interessante mas repetitiva, Mosaic é um jogo para quem realmente curte o estilo ou para pessoas fora da realidade que queiram algo diferenciado para jogar. Não é aquele jogo que vai mudar a sua vida mas também não é algo que não mereça ser jogado. Com certeza, pra quem curte jogos no estilo Point & Click de narrativa, Mosaic é mais que um prato cheio…

Cópia de avaliação cedida por GOG.com