Os eSports conseguiram conquistar um público global que acompanha cada detalhe dos principais torneios e as vidas de seus protagonistas, tornando-se um novo esporte e fenômeno mundial.

O maior prêmio de eSports

Dentro do mundo gamer, as grandes competições de eSports são o palco principal onde os jogadores podem mostrar suas habilidades e serem recompensados por suas vitórias virtuais. Neste contexto, o torneio The International, do game DOTA 2 é o que oferece os maiores prêmios aos seus vencedores.

De acordo com a plataforma esportiva ESPN, a próxima edição do torneio The International, que será realizada em agosto em Xangai, China, arrecadou mais de US$ 30 milhões para os prêmios, através da venda de pacotes dentro do jogo. Além disso, vale ressaltar que esse número continuará aumentando até o dia da final do torneio.

Por causa de prêmios tão altos quanto o já mencionado e o grande público que eventos como The International são capazes de atrair, os maiores torneios de eSports conseguiram se abrir espaços em várias plataformas além daquelas que são estritamente focados em videogames.

Cobertura global em diferentes plataformas

Um exemplo disto é que competições como o torneio Starladder do game CS: GO aparecem atualmente no foco dos eSports dentro da plataforma de intercâmbio de apostas Betfair, no mesmo nível de torneios como a Copa do Mundo de Futebol, ou o campeonato de motociclismo de MotoGP.

Nesse mesmo contexto, é possível encontrar espaços dedicados ao monitoramento exclusivo de eSports dentro de plataformas esportivas, como a anteriormente mencionada ESPN e mesmo dentro da plataforma da rede Globo.

Em uma seção chamada e-SporTV, é possível encontrar notícias que relacionam os melhores gamers de eSports do mundo com alguns dos melhores jogadores de futebol da atualidade, já que tanto as estrelas dos eSports, quanto os astros de outros esportes, são tratadas de atletas, pois, recebem treinamento físico e psicológico e compartilham seu gosto por várias disciplinas esportivas.

O futuro dos eSports

Os últimos anos foram de desenvolvimento e criação de tecnologia para os eSports e, num futuro próximo, a experiência dentro deles promete ser ainda mais imersiva. Nesse contexto, duas tecnologias aparecem como o principal suporte dos eSports do futuro, a Realidade Virtual e a Internet 5G.

Por sua vez, a realidade virtual é um dos principais cenários que está se tornando mais acessível para o público gamer e empresas desenvolvedoras de games como a Ubisoft já concentram seus esforços para se posicionar na vanguarda desse mercado. Com títulos como o shooter Space Junkies, já é possível ter batalhas dentro de arenas competitivas em todos contra todos, um contra um ou dois contra dois, como se faz com games como CS: GO, ou PUBG.

Enquanto isso, a quinta geração da tecnologia da internet já está se tornando uma realidade em todo o mundo e com velocidades de upload e download de até 10 GB por segundo, a competição em tempo real dentro de plataformas de realidade virtual vai ser uma coisa cotidiana.

O futuro está sendo construído aos trancos e barrancos e os eSports são um dos protagonistas que aproveitam o melhor das tecnologias em desenvolvimento. Embora os eSports ofereçam atualmente prêmios milionários e tenham cobertura global, com uma experiência mais imersiva e uma conexão à Internet muito melhor, o futuro dos eSports parece não ter limite.