A disponibilidade do Steam no Linux tem sido um boom para jogos na plataforma, especialmente com a adição recente da compatibilidade do Steam Play para rodar jogos somente do Windows. A Valve sempre recomendou que os gamers usassem o Ubuntu Linux, a distribuição Linux mais popular para desktop, mas isso está mudando agora.

Na sexta-feira passada, um desenvolvedor da Valve anunciou que o Ubuntu Linux 19.10⁠ – que deve ser lançado em outubro – não será suportado pelo Steam. A Valve ainda suporta Linux, mas não versões futuras do sistema operacional Ubuntu.

“O Ubuntu 19.10 e versões futuras não serão oficialmente suportados pelo Steam ou recomendados aos nossos usuários. Vamos avaliar maneiras de minimizar a quebra de usuários existentes, mas também mudaremos nosso foco para uma distribuição diferente.”

Então, por que a Valve está abandonando o sistema operacional Linux mais popular? A Canonical, empresa proprietária e desenvolvedora do Ubuntu, disse na semana passada que o Ubuntu 19.10 não incluirá nenhum pacote de 32 bits. Isso significa que aplicativos que dependem de quaisquer bibliotecas ou drivers de 32 bits não funcionarão, o que inclui uma grande quantidade de jogos no Steam. O kernel Linux atual ainda suporta software de 32 bits, mas requer distribuidores de sistemas operacionais como o Ubuntu para desenvolver e testar os componentes de 32 bits.

Em resposta à reação, a Canonical divulgou um comunicado dizendo que continuaria a atualizar “pacotes i386 de 32 bits selecionados para o Ubuntu 19.10 e 20.04 LTS” e que trabalharia com a comunidade de jogos em soluções de longo prazo. Enquanto isso, a Valve ainda está procurando outro desktop Linux

Uma possível solução de longo prazo poderia ser colocar o Steam em um pacote ‘Snap’, que poderia ser fornecido com todas as bibliotecas de 32 bits necessárias. No entanto, pelo menos agora, não parece que a Valve esteja interessada em seguir esse caminho.

Este movimento provavelmente afetará as dezenas de distribuições Linux baseadas no Ubuntu, incluindo Pop! _OS, que foi recentemente destacado por ser um excelente sistema operacional para jogos.