A disponibilidade do Steam no Linux tem sido um boom para jogos na plataforma, especialmente com a adição recente da compatibilidade do Steam Play para rodar jogos somente do Windows. A Valve sempre recomendou que os gamers usassem o Ubuntu Linux, a distribuição Linux mais popular para desktop, mas isso está mudando agora.
Na sexta-feira passada, um desenvolvedor da Valve anunciou que o Ubuntu Linux 19.10 – que deve ser lançado em outubro – não será suportado pelo Steam. A Valve ainda suporta Linux, mas não versões futuras do sistema operacional Ubuntu.
Ubuntu 19.10 and future releases will not be officially supported by Steam or recommended to our users. We will evaluate ways to minimize breakage for existing users, but will also switch our focus to a different distribution, currently TBD.
— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) 22 de junho de 2019
“O Ubuntu 19.10 e versões futuras não serão oficialmente suportados pelo Steam ou recomendados aos nossos usuários. Vamos avaliar maneiras de minimizar a quebra de usuários existentes, mas também mudaremos nosso foco para uma distribuição diferente.”
Então, por que a Valve está abandonando o sistema operacional Linux mais popular? A Canonical, empresa proprietária e desenvolvedora do Ubuntu, disse na semana passada que o Ubuntu 19.10 não incluirá nenhum pacote de 32 bits. Isso significa que aplicativos que dependem de quaisquer bibliotecas ou drivers de 32 bits não funcionarão, o que inclui uma grande quantidade de jogos no Steam. O kernel Linux atual ainda suporta software de 32 bits, mas requer distribuidores de sistemas operacionais como o Ubuntu para desenvolver e testar os componentes de 32 bits.
Em resposta à reação, a Canonical divulgou um comunicado dizendo que continuaria a atualizar “pacotes i386 de 32 bits selecionados para o Ubuntu 19.10 e 20.04 LTS” e que trabalharia com a comunidade de jogos em soluções de longo prazo. Enquanto isso, a Valve ainda está procurando outro desktop Linux
Uma possível solução de longo prazo poderia ser colocar o Steam em um pacote ‘Snap’, que poderia ser fornecido com todas as bibliotecas de 32 bits necessárias. No entanto, pelo menos agora, não parece que a Valve esteja interessada em seguir esse caminho.
Este movimento provavelmente afetará as dezenas de distribuições Linux baseadas no Ubuntu, incluindo Pop! _OS, que foi recentemente destacado por ser um excelente sistema operacional para jogos.