Tenho escutado muito pouco a respeito do que foi o tão esperado e aguardado Gran Turismo 5, mas será realmente que ele entrou em um “Limbo” como escutei um colega comentar?
Para falar a verdade, ele não ficou nem perto disso, afinal de contas, foram 1,8 milhões de unidades vendidas nos dois primeiros dias de seu lançamento, ficando a Europa como maior “consumidor” do jogo, com cerca de 55% do total das vendas.
Segundo uma estimativa feita pelo site VGCharts, apenas na primeira semana de estreia do jogo, foram vendidos cerca de 2,5 milhões de unidades, ficando entre os 5 mais vendidos para Playstation 3, perdendo apenas para Call of Duty: Modern Warfare 2, Call of Duty: Black Ops, Grand Theft Auto IV e Final Fantasy XIII. Em 6 semanas, Gran Turismo 5 atingiu a marca de 6,37 milhões de cópias vendidas.
Bem, agora mudando de assunto, vamos falar da mais nova atualização que a Polyphony Digital liberou recentemente para o GT5, ela (a versão 1.06) adiciona algumas novidades e corrige o erro grave que estava afetando os savegames dos jogadores. Vamos as novidades:
- Corridas remotas: agora é possível iniciar corridas do modo B-Spec utilizando os seus pilotos e os de seus amigos e ganhar experiência e recompensas com isso. Acessando o site oficial em um navegador web qualquer, é possível controlar a corrida como se você estivesse em casa usando o controle tradicional. É possível iniciar corridas, monitorar o andamento delas e ver seus resultados de qualquer lugar. Obviamente, seu console deve estar ligado e conectado à Playstation Network para poder ser controlado.
- Agora é possível usar as pistas criadas no modo Course Maker em corridas online. Contudo, apenas pistas criadas após a instalação desse update poderão ser usadas. Também será possível criar pistas diretamente no lobby, antes do início da corrida.
- Foram adicionados Performance Points (PPs) nas corridas online, indicadores numéricos do desempenho dos carros. Você pode definir restrições de PPs ao criar um lobby, e com isso evitar algumas inconsistências, como carros muito potentes competindo com outros não tanto.
- As recompensas e experiência ganhas em corridas online foram aumentadas.
- Novas opções para corridas online como início automático de corridas e gasto de pneus e consumo de combustível podem ser configuradas agora.
- A detecção de direção imprópria (sair da pista ou encostar nas paredes) foi ampliada no modo Special Events, visando evitar vitórias indevidas.
- A experiência e os créditos recebidos nas Licenças e nos Special Events foram ajustadas. Os eventos dos modos A-Spec e B-Spec darão mais experiência, enquanto os créditos recebidos voltaram ao nível pré-update 1.05 (ou seja, foram reduzidos).
- Empréstimo de carros: agora é possível pegar emprestado carros compartilhados por seus amigos em seus perfis online nos modos A-Spec, B-Spec e Special Events.
- Mais configurações podem ser ajustadas para os carros: distribuição da razão de marchas, limitadores de potência e ajuste de peso podem ser customizados antes das corridas.
- Suporte a múltiplos monitores: agora é possível ligar diversos Playstation 3 em rede paralela, através da conexão Ethernet, e criar um cluster que rodará Gran Turismo 5 em múltiplas telas. Cada videogame terá a sua tela e a imagem será distribuída de acordo com o número de conexões disponíveis. Aparentemente será possível ligar de 3 a 5 aparelhos, possibilitando, por exemplo, que você utilize 5 telas de 60″ ou mais e tenha uma experiência indescritível. Caso tenha um volante e/ou uma cadeira especial, melhor ainda. Um guia para configurar seus equipamentos pode ser conferido clicando aqui (em inglês).
Algumas alterações ao gameplay também foram lançadas:
- Agora é possível assistir e salvar o replay de corridas de 2 jogadores locais.
- A sensibilidade da direção usando um controle normal passa a ser ajustável.
- Ao criar uma pista agora é possível definir o ângulo de cada curva criada.
- No modo A-Spec agora aparece uma confirmação antes de se reiniciar uma corrida. Muito importante para eventos de Endurance.
- Durante os replays, assim como no modo B-Spec, é possível mudar o carro que se acompanha sem a necessidade de mudar de janela.
- Em um lobby online, caso o chat por voz esteja desabilitado, agora é possível ouvir suas músicas personalizadas.
- Todos os carros da sua garagem, não somente os seus favoritos, podem ser usados em corridas online (no Lounge).
- Quando as regras do Lounge definirem restrição de pneus, apenas os carros com pneus compatíveis serão exibidos na seleção da sua garagem.
- Karts agora contam com um Quick Menu para configurações rápidas.
- Passa a ser possível selecionar múltiplos itens em algumas telas do jogo, como na definição dos seus carros favoritos na sua garagem.
A IA (Inteligência Artificial) do jogo também foi alterada:
- O comportamento dos oponentes nas licenças e nos modos A-Spec e B-Spec foi ajustado.
- A atitude dos carros quando o jogador está parado bloqueando a pista foi alterada, e agora eles supostamente conseguem desviar e não ficar batendo e formando uma fila na pista.
Correções desses problemas também foram liberadas:
- Ganhar pontos de forma injusta em alguns eventos de derrapagem (drift trials).
- Não ser possível acessar o 4º setor de uma pista no monitor da corrida (Live Monitor).
- Falta de mudança nos efeitos sonoros quando o sistema de exaustão ou de turbo fossem trocados.
- Arquivo de save era corrompido quando atingia um determinado tamanho (agora o arquivo pode ser carregado normalmente).
Por fim, algumas mudanças gerais também foram lançadas:
- Um item buscável, definido como Tipo de Corrida, foi adicionado na criação de uma sala do Open Lobby (online).
- Os tempos das voltas do Desafio X (as corridas com o X2010 da Red Bull) em Special Events foram diminuídos, atendendo a diversos pedidos dos jogadores, que diziam que os tempos eram quase impossíveis de serem atingidos, inclusive o de bronze, e mesmo com muita habilidade e repetição.
- O jogo agora salva mais rápido, pois o sistema de saves foi otimizado.
- Aquele incômodo aviso de acesso ao HD que era apresentado toda vez que o jogo era ligado foi retirado.
- O fundo das demonstrações automáticas de carros foi alterado e agora irá exibir aleatoriamente uma das possiblidades: manhã, dia, noite e branco, assim como é visto quando se compra um carro no Dealership.
- O sistema de tração nas quatro rodas do Mitsubishi Lancer Evolution X foi alterado.
- A Força do Force Feedback do Thrustmaster T500RS agora pode ser ajustada em um espaço maior.
Fonte: PS3Brasil.com
E você leitor? Tem Gran Turismo 5? Deixe um comentário sobre o que esta achando do jogo até o presente momento.
Em breve prometo fazer um review comentado do Gran Turismo 5.