Tenho escutado muito pouco a respeito do que foi o tão esperado e aguardado Gran Turismo 5, mas será realmente que ele entrou em um “Limbo” como escutei um colega comentar?

Para falar a verdade, ele não ficou nem perto disso, afinal de contas, foram 1,8 milhões de unidades vendidas nos dois primeiros dias de seu lançamento, ficando a Europa como maior “consumidor” do jogo, com cerca de 55% do total das vendas.



Segundo uma estimativa feita pelo site VGCharts, apenas na primeira semana de estreia do jogo, foram vendidos cerca de 2,5 milhões de unidades, ficando entre os 5 mais vendidos para Playstation 3, perdendo apenas para Call of Duty: Modern Warfare 2, Call of Duty: Black Ops, Grand Theft Auto IV e Final Fantasy XIII. Em 6 semanas, Gran Turismo 5 atingiu a marca de 6,37 milhões de cópias vendidas.

Quase confundido com a realidade ? Quase lá!

Bem, agora mudando de assunto, vamos falar da mais nova atualização que a Polyphony Digital liberou recentemente para o GT5, ela (a versão 1.06) adiciona algumas novidades e corrige o erro grave que estava afetando os savegames dos jogadores. Vamos as novidades:

  • Corridas remotas: agora é possível iniciar corridas do modo B-Spec utilizando os seus pilotos e os de seus amigos e ganhar experiência e recompensas com isso. Acessando o site oficial em um navegador web qualquer, é possível controlar a corrida como se você estivesse em casa usando o controle tradicional. É possível iniciar corridas, monitorar o andamento delas e ver seus resultados de qualquer lugar. Obviamente, seu console deve estar ligado e conectado à Playstation Network para poder ser controlado.
  • Agora é possível usar as pistas criadas no modo Course Maker em corridas online. Contudo, apenas pistas criadas após a instalação desse update poderão ser usadas. Também será possível criar pistas diretamente no lobby, antes do início da corrida.
  • Foram adicionados Performance Points (PPs) nas corridas online, indicadores numéricos do desempenho dos carros. Você pode definir restrições de PPs ao criar um lobby, e com isso evitar algumas inconsistências, como carros muito potentes competindo com outros não tanto.
  • As recompensas e experiência ganhas em corridas online foram aumentadas.
  • Novas opções para corridas online como início automático de corridas e gasto de pneus e consumo de combustível podem ser configuradas agora.
  • A detecção de direção imprópria (sair da pista ou encostar nas paredes) foi ampliada no modo Special Events, visando evitar vitórias indevidas.
  • A experiência e os créditos recebidos nas Licenças e nos Special Events foram ajustadas. Os eventos dos modos A-Spec e B-Spec darão mais experiência, enquanto os créditos recebidos voltaram ao nível pré-update 1.05 (ou seja, foram reduzidos).
  • Empréstimo de carros: agora é possível pegar emprestado carros compartilhados por seus amigos em seus perfis online nos modos A-Spec, B-Spec e Special Events.
  • Mais configurações podem ser ajustadas para os carros: distribuição da razão de marchas, limitadores de potência e ajuste de peso podem ser customizados antes das corridas.
  • Suporte a múltiplos monitores: agora é possível ligar diversos Playstation 3 em rede paralela, através da conexão Ethernet, e criar um cluster que rodará Gran Turismo 5 em múltiplas telas. Cada videogame terá a sua tela e a imagem será distribuída de acordo com o número de conexões disponíveis. Aparentemente será possível ligar de 3 a 5 aparelhos, possibilitando, por exemplo, que você utilize 5 telas de 60″ ou mais e tenha uma experiência indescritível. Caso tenha um volante e/ou uma cadeira especial, melhor ainda. Um guia para configurar seus equipamentos pode ser conferido clicando aqui (em inglês).

Algumas alterações ao gameplay também foram lançadas:

  • Agora é possível assistir e salvar o replay de corridas de 2 jogadores locais.
  • A sensibilidade da direção usando um controle normal passa a ser ajustável.
  • Ao criar uma pista agora é possível definir o ângulo de cada curva criada.
  • No modo A-Spec agora aparece uma confirmação antes de se reiniciar uma corrida. Muito importante para eventos de Endurance.
  • Durante os replays, assim como no modo B-Spec, é possível mudar o carro que se acompanha sem a necessidade de mudar de janela.
  • Em um lobby online, caso o chat por voz esteja desabilitado, agora é possível ouvir suas músicas personalizadas.
  • Todos os carros da sua garagem, não somente os seus favoritos, podem ser usados em corridas online (no Lounge).
  • Quando as regras do Lounge definirem restrição de pneus, apenas os carros com pneus compatíveis serão exibidos na seleção da sua garagem.
  • Karts agora contam com um Quick Menu para configurações rápidas.
  • Passa a ser possível selecionar múltiplos itens em algumas telas do jogo, como na definição dos seus carros favoritos na sua garagem.

A IA (Inteligência Artificial) do jogo também foi alterada:

  • O comportamento dos oponentes nas licenças e nos modos A-Spec e B-Spec foi ajustado.
  • A atitude dos carros quando o jogador está parado bloqueando a pista foi alterada, e agora eles supostamente conseguem desviar e não ficar batendo e formando uma fila na pista.

Correções desses problemas também foram liberadas:

  • Ganhar pontos de forma injusta em alguns eventos de derrapagem (drift trials).
  • Não ser possível acessar o 4º setor de uma pista no monitor da corrida (Live Monitor).
  • Falta de mudança nos efeitos sonoros quando o sistema de exaustão ou de turbo fossem trocados.
  • Arquivo de save era corrompido quando atingia um determinado tamanho (agora o arquivo pode ser carregado normalmente).

Por fim, algumas mudanças gerais também foram lançadas:

  • Um item buscável, definido como Tipo de Corrida, foi adicionado na criação de uma sala do Open Lobby (online).
  • Os tempos das voltas do Desafio X (as corridas com o X2010 da Red Bull) em Special Events foram diminuídos, atendendo a diversos pedidos dos jogadores, que diziam que os tempos eram quase impossíveis de serem atingidos, inclusive o de bronze, e mesmo com muita habilidade e repetição.
  • O jogo agora salva mais rápido, pois o sistema de saves foi otimizado.
  • Aquele incômodo aviso de acesso ao HD que era apresentado toda vez que o jogo era ligado foi retirado.
  • O fundo das demonstrações automáticas de carros foi alterado e agora irá exibir aleatoriamente uma das possiblidades: manhã, dia, noite e branco, assim como é visto quando se compra um carro no Dealership.
  • O sistema de tração nas quatro rodas do Mitsubishi Lancer Evolution X foi alterado.
  • A Força do Force Feedback do Thrustmaster T500RS agora pode ser ajustada em um espaço maior.

Fonte: PS3Brasil.com

E você leitor? Tem Gran Turismo 5? Deixe um comentário sobre o que esta achando do jogo até o presente momento.

Em breve prometo fazer um review comentado do Gran Turismo 5.