Games de futebol americano que marcaram época

Desde o primeiro jogo de sucesso, lançado no final da década de 1980, os jogos de futebol americano (principalmente o Madden NFL) divertem os fãs da bola oval por quase três décadas. Neste post nostálgico, você relembrará e ver os games de futebol americano que foram mais foram influentes durantes suas respectivas épocas.

John Madden Football (1990) — Plataformas: Genesis, SNES e Amiga. Este game percursor foi o primeiro game de futebol americano lançado para consoles. À época, John Madden, lenda do futebol americano nos anos 70, relutou um pouco para que aceitasse colocar seu nome na capa.

Isso aconteceu porque os games eram limitados e, até então, apenas sete jogadores de cada lado apareciam no campo. Ele só aceitaria colocar seu nome se fosse 11 jogadores contra 11, como acontece na realidade. E assim foi, com John Madden Football sendo o primeiro game da história a ter essa jogabilidade.

Entretanto, esta edição não tinha jogadores e times licenciados — características primitivas que se mantêm em alguns jogos atuais, como os jogadores genéricos de clubes brasileiros no FIFA 17, por exemplo.

Madden NFL 95 (1994) — Plataformas: Genesis, Game Boy, Game Gear, TV Game e SNES. Este foi o primeiro jogo de futebol americano a ter num mesmo jogo o logo da NFL e a licença completa dos jogadores através de seu sindicato, a NFLPA (NFL Players Association).

Essa versão também foi a pioneira no sistema de passe, tornando o game mais real e engenhoso, pois o futebol americano é um esporte muito estratégico que possui várias decisões táticas a serem tomadas em cada jogada. Pela primeira vez não há as clássicas “janelinhas” mostrando os recebedores separadamente quando você controla o quarterback.

Madden NFL 97 (1996) — Plataformas: Windows, Genesis, SNES, PlayStation, Game Boy e Saturn. Este foi o primeiro game de futebol americano a ser lançado para 32 bits. Mesmo com gráficos mais apurados no Playstation 1, a produtora não abandonou os consoles da geração anterior.

Outro ponto interessante é o modo de transferências e elencos ganharam significativas melhorias. Nesta edição, os gamers já tinham a opção de adicionar jogadores sem contrato com nomes reais aos elencos.

Madden 2004 (2003) — Plataformas: Windows, PlayStation, PlayStation 2, Nintendo Game Cube, Game Boy Advance e Xbox. Este game foi um dos melhores lançados da franquia Madden até hoje, foi a primeira vez que um jogo da série Madden NFL foi vencedor do prêmio de ”Melhor Jogo do Ano” pela Spike Video Game Awards.

Para começar, a trilha sonora contava 21 músicas (muito para a época). Nesta edição, também era possível ser o dono da franquia de forma completa, podendo definir o preço do cachorro-quente vendido dentro do estádio, valor dos ingressos, mudança de cidade da franquia e várias outras coisas.

O game também obteve muitas melhorias no gameplay, tornando-o mais realista e competitivo. Além disso, foi introduzido um novo modo de pré-temporada, com novas técnicas de treinamento e evolução dos jogadores.

ESPN NFL 2K5 (2004) — Plataformas: PlayStation 2, Xbox. Único game da lista da 2K Sports, este jogo, até hoje, ainda é relembrado pelos fãs com muito carinho. A parceria da ESPN com a 2K deu muito certo, tanto no realismo dentro de campo quanto nos extras. O jogo trouxe algumas novidades bem interessantes, como vídeos com o SportsCenter contando o desenvolvimento da temporada – apresentado pelo lendário âncora da ESPN, Chris Berman, o mesmo descrevia os jogos da semana ao lado do seu parceiro de emissora, Trey Wingo.

Outra novidade que chamou a atenção por parte dos fãs foi o modo celebridade, que contava com famosos como Jamie Kennedy, Steve-O, David Arquette, Funkmaster Flex e Carmen Electra.
Sucesso de vendas e da crítica, os fãs até hoje esperam que a parceria entre a ESPN e 2K se repita novamente na produção para um jogo de futebol americano. O problema é que após o estrondoso sucesso de 2k5, a EA Sports fechou contrato de exclusividade com a NFL para a licença dos times, estádios e todo o mais. Desde então, com os times da liga, apenas temos Madden – cuja versão “18” será lançada em agosto e tem Tom Brady na capa.

Ivan Carlos

Consultor em TI e segurança, gestão de riscos e continuidade. Mercado e indústria de jogos. Gamer, polímata, cético, centrista. Facebook - Twitter

Você pode gostar...