Christopher Tin

Finalmente, um reconhecimento digno do brilhantismo de um compositor musical de jogos eletrônicos. O californiano Christopher Tin (35 anos) foi premiadocom um Grammy, no último domingo, por sua composição para Civilization IV, de 2005. Ele desbancou o mestre do Jazz, Herbie Hancock (70 anos), que concorria na mesma categoria, Melhor Arranjo Instrumental Acompanhado de Vocais.Aprecie abaixo a sensacional música (se gostar, não deixe de ver esta paródia hilária):



Mesmo sem abrir uma categoria só para jogos, no ano 2000, a National Academy of Recording Arts & Sciences (NARAS) permitiu que games fossem indicados ao Grammy. Até a edição deste ano (53ª premiação), o número de jogos indicados era zero.

Civilization IV (2005)

O engraçado é que, tecnicamente, a indústria de VGs continua sem essa honra. Christopher Tin foi premiado pelo single “Baba Yetu” após ter submetido seu álbum de 2009, “Calling All Dawns”, à NARAS. Coincidentemente, sua música de trabalho fora composta especificamente para Civilization IV. Em outras palavras, o lobby caiu em cima do álbum, não do jogo.

Independente desses pormenores, esperamos que essa premiação acorde a indústria de games para investir mais em seus talentos nas próximas edições do Grammy.

Para você, leitor, quais são os outros jogos que mereceriam esse reconhecimento musical? Comente!