Recentemente, recebi uma placa de vídeo da NVIDIA para teste e review, uma GTX 1050 TI.
Meu computador é um AMD FX8320 com 16gb de RAM e dois SSDs, um de 120gb e um de 240gb, onde o sistema operacional fica instalado no de 120gb, e eu deixo o de 240gb só para jogos, com uma AMD Radeon R7 370.
A placa que recebi da NVIDIA, é uma placa pequena, que ocupa pouco espaço dentro do gabinete, possui duas entradas HDMI e uma DVI-D, sendo possível ligar até 3 monitores ao mesmo tempo. Energicamente ela também é mais econômica por não ter entrada de energia.
Apresentando as informações básicas, vamos aos testes:
Teste de benchmark:
Para fazer o teste de comparação, utilizei o 3D Mark Demo, que baixei na própria Steam, e eis os resultados:
AMD Radeon R7:
Não foram resultados lá muito bons. No próprio vídeo de teste do 3DMark dá para reparar numa pequena lentidão e um gráfico meio “quadrado”, conforme os testes vão sendo efetuados. Pontuação final: 1.479, a validação do desemprenho não é a mais recomendada, segundo o programa.
NVIDIA 1050 TI:
Mesmo sem precisar ver os resultados do teste, a diferença gráfica e fluidez do vídeo é altamente perceptível. Após verificar a pontuação, não há dúvidas da melhora na performance. Num total de 2.328 pontos, a validação passou pelo teste, superando 13% da maioria dos resultados.
Na prática:
World of Warcraft
Um jogo já antigo que não precisa de um computador potente para rodar.
R7:
GTX 1050 TI:
Sinceramente, para esse jogo, notei pouca mudança, achei os contornos mais suaves, mas fora isso, não percebi muita diferença, tanto que é possível verificar o FPS, que é praticamente o mesmo.
Middle-Earth: Shadow of Mordor:
O jogo já tem uns dois anos, mas eu me lembro muito bem que com minha placa antiga eu não conseguia jogar no Ultra sem travar.
R7:
GTX 1050 TI:
Nesse sim, dá pra notar bem a diferença entre uma placa e outra, principalmente nas texturas. Uma grande mudança no FPS.
The Witcher 3:
Um jogos mais pesados da atualidade foi o meu teste final.
R7:
GTX 1050 TI:
Uma mudança considerável na textura e na contagem de FPS, levando em consideração o peso do jogo, ficou mais bonito com a mudança de placa.
Considerações finais
O intuito do review não era exatamente fazer uma comparação entra a placa X e a placa Y, tanto porque a equiparação não é muito justa devido aos modelos das placas, porém, tinha que haver algum parâmetro para mostrar o que notei e as impressões causadas.
A GTX 1050 TI é uma placa um pouco mais potente que a atual que possuo, e claramente deixa o jogo mais “liso” e as texturas mais bonitas, e, claro, aumentou o FPS, deixando os jogos mais fluídos (tirando o WoW).
É uma placa de custo x benefício que vale a pena! É possível aproveitar bem a fluidez dos jogos e contemplar as belas mudanças gráficas.