* redigido e publicado por Portnoy, GhostSniper e Smurf, da comunidade brasileira de Arma 2


Ficha técnica:

  • Nome: Arma II: Operation Arrowhead
  • Plataforma: PC DVD/Online
  • Desenvolvedora: Bohemia Interactive
  • Lançamento: 29/06/2010
  • Website: www.arma2.com/arrowhead
  • Single-Player: Sim
  • Multiplayer: Sim, para 120+ jogadores

Requisitos Mínimos:

  • Sistema operacional: Windows XP ou mais recente
  • Processador: Dual Core CPU
  • Placa de Vídeo: 256 MB RAM e Pixel Shader 3.0 ou melhor
  • Disco Rígido: 9 GB de espaço livre em disco

O jogo

Sendo uma expansão Stand-Alone (não é necessário o Arma 2 para jogá-la) esse jogo busca incluir novos conteúdos, melhorias na engine e atrair um número maior de jogadores. Entretanto a idéia principal da série permanece: ser um simulador militar épico. E sendo o unico no gênero, ele é o melhor nisso.

Apesar das melhorias na engine, ela permanece a mesma. Isso se traduz em: gráficos por vez soberbos outra hora fracos, assim como a Inteligência Artificial que hora pode ser confundida com um humano e outras com uma topeira, a física teve melhoras mas nada de ragdolls ou coisa assim e a jogabilidade continua intacta. Apesar da fama de ser um jogo extremamente pesado, é altamente configurável, e se mal configurado vai ficar pesado mesmo!

Multiplayer

Conta com uma pequena variedade de missões (não confundir com mapa) prontas para serem jogadas, desde CooP e PvP (dessa vez com um “template” funcional e amigável) até o modo Warfare, mas o multiplayer não pode ser resumido a apenas isso. Ao contrário de vários outros jogos, o limite aqui é a imaginação ( e técnica) do criador da missão. Existem desde pequenas CO-OP para 2 pessoas até missões desenhadas para até 130 pessoas batalharem simultaneamente!

Facções

Veículos

Recursos e melhorias na engine

  • Sistema integrado de comunicação: Fale com todos no servidor, só com o seu time, somente entre os lideres de esqudrão,com seu esquadrão, com quem está no mesmo veículo que você ou use fale diretamente, criando um efeito 3D onde outros sons e obstáculos interferem na sua voz, como se você estivesse lá. Tudo isso com lip synch, com a boca do boneco se mexendo.
  • Inteligência Artificial muito mais avançada que nos jogos anteriores. Navegam em centrimetros (não mais em metros), usam sinais de mão, aplicam e reagem a fogo de supressão, se movimentam de forma tática quando necessário, procuram cobertura, se dividem em grupos e muitas outras coisas.
  • Sistemas integrados de artilharia, transporte, MEDVAC, UAVs, suporte, entre outros.
  • Mapa principal com 255km², baseado em fotos de satelite e dados de topografia de lugares reais, com quase 900.000 objetos de vegetação (arvores, arbustos…).
  • Mais de 150 veículos e armas.
  • Simulação de Dia\Noite em tempo real, com clima dinâmico, neblina, chuva, tempestades e até arcoiris.
  • Cerca de 325km de estradas.
  • Aproximadamente 50 cidades habitadas por civis e animais.
  • Suporte nativo ao Track-IR\FreeTrack.
  • Efeitos especias como Bloom, Blur, HDR (e faz diferença tática), simulação realista de oculos de visão noturna e sistemas FLIR.
  • FLIR: provavelmente um dos maiores atrativos para quem acompanhava a série e o VBS (versão militar do jogo). O Forward Looking Infra-Red nada mais é do que uma camera que capta o calor dos objetos e animais. Imune a condições do climáticas,hora do dia e fumaça é quase um “Wallhack”. No jogo é possível ver partes quentes de veículos (como motor, escapamento e rodas\esteiras), indivíduos com o corpo exposto e partes de armas (cano, camara) esquentado e esfriando.

Dois soldados, um com a laterna outro com o laser ativado, um Bradley e ao fundo um Apache mostrando todas as opções de visão no escuro. Respectivamente: normal, visão noturna, White HOT e Black HOT

  • Lanternas e lasers: Novas tecnologias de shaders aplicadas possibilitaram a aparição destes. Apesar de não ser nenhuma novidade nos games, em Arrowhead é um dos poucos jogos onde eles são realmente úteis. Lanternas podem iluminar sua visão, cegar o seu inimigo e obviamente entregar sua posição. Já o laser é uma solução para se usar a noite com óculos de visão noturna, como estes são incomodos para usar em armas com algum tipo de scope, o laser é uma ótima ferramenta para usar em batalhas de curto alcance e só é visível para que estiver usando óculos NV.
  • Os cones de luz característicos da séries sumiram (já tava na hora) e a iluminação foi mais bem trabalhada, deixando o jogo ainda mais realista. No entanto as unicas luzes que formam sombras são o Sol e a Lua, com a desculpa de que calcular sombras para outras fontes consumiria muitos recursos.
  • Casas “entráveis”: Também nenhuma novidade, mas nunca foi feito em um jogo nessa escala e com casas totalmente entráveis, com multiplos pisos, relativamente bem detalhadas e totalmente destrutíveis.

"Now you see me!...........NOW YOU DON´T!"

  • Camera-Shake: Outra coisa vinda do VBS. Um detalhe simples que acrescenta um grande poder de imersão. Ao disparar uma arma de grande calibre sua tele inteira treme, ao ter um veículo pesado passando por perto, treme, quando um avião dá um rasante, treme, quando coisas explodem perto de você, treme. Parece simples mas fica bem interessante quando você joga, e são raros os  jogos que pensaram nisso.

Screens do jogo

A Comunidade de Combate Tático – COMBAT: www.arma2.com.br

A COMBAT, como a maior comunidade brasileira dedicada ao Arma 2, difere de outras comunidades brasileiras pelo “rigor” (aliado a diversão) de como conduzimos o jogo. Este não é qualquer jogo e sim um simulador militar de um realismo impressionante.

Contamos hoje com um servidor privado, fórum customizado e próprio com informações, dicas, debates e muito mais para que os jogadores não fiquem sem saber as últimas novidades, atualizações ou mesmo sobre o andamento da comunidade. Temos também um servidor próprio de TS com capacidade para mais de 100 participantes simultâneos, um aplicativo launcher desenvolvido pela nossa equipe técnica que automaticamente padroniza a maquina do jogador com o servidor, e do plugin que simula um sistema de rádio realístico dentro do jogo, dando uma atmosfera mais realista para o jogador.

O Arma 2 é um jogo que se destaca pela capacidade de trabalhar com “addons”, que potencializam o jogo com unidades novas, armas, veículos, ilhas e muito mais, e sabendo disso a COMBAT conta com uma equipe de editores, que desenvolve missões inéditas a cada semana, fazendo de cada sessão de jogo ÚNICA.

Você pode conferir o nosso estilo de jogo pelo nosso canal do YouTube em youtube.com/CCTCombat e se alistar na nossa comunidade em www.arma2.com.br. Torne-se já um oficial e perpétuo defensor desse estilo de jogo, Arma 2!

Atenciosamente,

Staff COMBAT.