Overwatch é um jogo de tiro em primeira pessoa exclusivo para multiplayer com dois times opostos de 6 jogadores cada, que te deixa na pele de heróis carismáticos e vilões de um futuro digno de um filme de super-herói, com partidas com foco em ataque ou defesa de pontos e/ou objetivos (sem estilo Team Death Match até agora).
Trata-se da mais nova propriedade intelectual da Blizzard, ou seja, sem nenhuma ligação com antigos jogos em mais de dez anos, e ainda por cima, é o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa da empresa e de acordo com os funcionários da empresa, “iria mudar o mundo dos videogames”, e de fato já o esta fazendo.
As expectativas começaram cedo para o jogo, desde os primeiros vídeos, era impossível assistir qualquer um dos curtas e trailers do jogo e não compara-los imediatamente com o estilo dos filmes da Pixar e ao ver o gameplay você instintivamente o comparava com Team Fortress ou jogos semelhantes. Mas basta jogar apenas algumas partidas e para saber que se trata de algo realmente novo.
O jogo imediatamente se tornou um sucesso em vendas, mesmo antes de seu lançamento a um preço de R$150,00 na versão básica. E agora, com seus mais de 10 milhões de cópias vendidas, se tornou uma febre no youtube e não parece que vai diminuir o ritmo tão cedo.

overwarch 4

História
A história do jogo até agora se passa, na sua maioria, fora do jogo, principalmente através de histórias em quadrinhos e curta-metragens, ambos de excelente qualidade por sinal.
Apesar disso, não senti falta de ter história realmente atrelada ao multiplayer, por esse motivo será deixado de fora da pontuação.



Os curta-metragens podem ser acessados aqui (em pt-br).

As HQs podem ser acessadas aqui (em pt-br)

overwatch1
Gameplay
Unir o casual ao complexo com adição de partidas disputadas, simples de compreender em poucos minutos e divertido de jogar, mesmo que em curtos períodos ou profundo o suficiente para valer a pena investindo horas em estudo de posicionamento de diversos mapas e inúmeros personagens já é uma assinatura da Blizzard em seus jogos.
Os mapas são bem pensados e balanceados, sendo exclusivamente desenhados para atender modos específicos de jogo, não há uma sensação de injustiça ou favorecimento pelo mapa em si como um todo, porém ele tem secções que em uma hora favorecem o time atacante em outra o defensor, mas como tem múltiplos acessos a cada área, no final da partida o time que jogou melhor ganha, e isso incentiva uma maior cooperação não apenas da equipe daquela partida, mas entre a comunidade como um todo.
Overwatch já vem com todos os 21 personagens desbloqueados, os quais você pode trocar a qualquer momento entre as mortes ou retornando ao lugar onde nasceu na partida, e isso é uma das características chaves do jogo. Montar sua equipe de acordo com a estratégia que se quer usar ou como uma reação a estratégia do outro time, sendo não apenas possível, mas também altamente incentivado. E embora nem sempre seu time esteja perfeito ninguém fica reclamando, normalmente os jogadores mudam seus personagens e ajustam a equipe. Claro que o mais recomendado é montar uma equipe balanceada entre os tipos de “classes” do jogo, mas uma hora ou outra você encontra times com 3 ou até 6 personagens iguais, e eles as vezes vencem, mas nem sempre, e isso é prova de que o jogo é balanceado, e se trata mais da habilidade e sinergia do seu time do que a combinação ou mapa.
A ansiedade sempre vai a mil pela chance de conseguir novas skins, frases, emotes e poses de vitória ao abrir uma caixa de itens, o qual você ganha passando de nível no jogo ou comprando, e embora sejam muitos em quantidade total ainda sinto ser pouco se considerar as customizações de cada personagem sozinho.
Muitos jogadores reclamado do alto preço das caixas, apontando ainda que, pelo preço do jogo, deveriam ser mais baratas ou tivessem a possibilidade de comprar direto a customização desejada.
Ainda se tratando das caixas de itens, outro fator que incomodou muitos players é que são apenas 4 itens por caixa, o que seria normal se não fosse o fato de tantos itens repetidos aparecerem nas caixas, mas não chega a ser um problema tão grande.
Para a maioria das pessoas essas “coletas” caixas são um dos principais motivos pelos quais não conseguem parar de jogar, você sempre quer só mais uma caixa para conseguir aquela skin.

overwarch 5

Gráficos e Áudio
O jogo é colorido e cheio de brilhos e efeitos, mas não a um ponto que fique caótico, mesmo um iniciante consegue entender o que está acontecendo com apenas o básico de conhecimento. O estilo do traço dos personagens, é agradável e cativante, e cada personagem é único o suficiente para ser reconhecido facilmente, mesmo de longe.

Embora o jogo não tenha gráficos extraordianários e seja superior de uma maneira impressionante, ele roda de uma maneira quase sem precedentes para um jogo desse porte, estando em um nível extremamente otimizado no qual a maioria dos jogos AAA só alcançam esse nível após uns 2 anos já de lançado.

O trabalho de som no jogo foi, por falta de palavra melhor, perfeito.
Para começar todos os personagens têm um trabalho excelente de dublagem, como em todos os jogos da empresa.

Os efeitos para todas as habilidades, tudo se encaixa muito bem com o gameplay tendo até variações de falas para todo tipo de situação, aumentando a imersão. O cuidado foi tanto que até mesmo os passos de cada personagem são únicos, e eles tem interações de falas entre personagens da mesma equipe. Um detalhe interessante é que você escuta as habilidades e passos dos inimigos com mais enfase do que as dos aliados.
As músicas também merecem destaque, são extremamente cativantes e entusiásticas e altamente reconhecíveis.

overwatch3

Multiplayer
Embora tenha sistema de chat e de conversa por voz já incorporado no jogo, muitos jogadores não o utilizam, seja por já utilizarem outro programa para o mesmo, ou por não quererem naquele momento, ainda assim os objetivos da partida são claros e simples o suficiente para que todos trabalhem juntos para alcançar a vitória.
Outro ponto positivo é a duração das partidas, muitas vezes duram por volta de 10-15 minutos e por mais que você esteja do lado perdedor ainda é possível ter uma boa experiência de jogo, por que não é tanto tempo “perdido”.
As comunidades dos jogos da Blizzard são, em sua grande maioria, saudáveis e amigáveis e isso é algo que é muito difícil de achar nos demais jogos, principalmente em FPS. Felizmente Overwatch não decepcionou nisso, até o momento, os jogadores se mantem na mesma linha dos demais jogos da empresa.
Apesar de ser um jogo de tiro mais casual, ao mesmo tempo, ele tem aspectos de um foco mais competitivo, e essa é a pergunta que vem na cabeça de muitos jogadores: “como será o eSports de Overwatch?”.

[rwp-review id=”0"]