Uma das principais distribuidoras de jogos sob demanda, a única que trabalha 100% livre de DRMs, que vende para todos os países do mundo sem restrições e pelo mesmo preço – GOG.com – repentinamente desapareceu do mapa.

Quem tentou acessar o site desde a manhã do dia 19 se deparou com uma mensagem curta e ríspida:

Queridos usuários do GOG,

Tivemos recentemente que decidir se poderíamos realmente manter o GOG.com da forma como ele é. Discutimos sobre o assunto por muito tempo e, infelizmente, ficou decidido que o GOG.com não pode ficar da forma como é atualmente.

Estamos muito gratos pelo apoio que recebemos de todos nestes últimos dois anos. Trabalhar no GOG.com foi uma grande aventura para todos nós e uma jornada inesquecível para o passado através da longa e maravilhosa história dos jogos para PC.

Isso não significa que a idéia por trás do GOG.com se foi para sempre. Nós estamos fechando o serviço e colocando esta era para trás, enqtanto novos desafios nos aguardam.

Este semana será emitida um informativo técnico que vai disponibilizar uma solução para que todos os seus jogos possam ser baixados novamente. Fique ligado nesta página e nos siga no Twitter e Facebook para receber atualizações.

Tudo de bom,

Time GOG.com

GOG.com ficou conhecido mundialmente por distribuir jogos antigos de computador 100% legalizado, com preços agressivos e suporte para os últimos sistemas operacionais. O nome vem de “Good Old Games”, ou seja, “Bons e Velhos Jogos”.

Esse é o tipo de notícia que me deixa particularmente com um nó na garganta, com tanto serviço precário no mundo, como é possível que um modelo de negócio exemplar fecha repentinamente?

A mídia está especulando em processos judiciais movidos contra a empresa polonesa criadora do serviço, a CD Projekt. Outros especulam que o site foi fechado as pressas e a mensagem apresentada não está clara, o que se esconderia por trás disso seria uma mudança da forma como o serviço seria oferecido.

Segundo o site Kotaku, o porta-voz do GOG.com, Tom Ohle, fez o seguinte comentário:

Como a mensagem do site diz, isso não quer dizer que o GOG se foi. Nós temos mais (informações) para compartilhar nos próximos dias.

Estamos apreensivos!

(Para usar em situações terríveis, clique aqui.)