Steamworks é o nome do serviço de recursos integrados para jogos, e foi desenvolvida pela Valve para atuar como um ambiente persistente na plataforma Steam.

Este serviço oferece um portifólio com diversos outros serviços, como comunidade de jogadores, integração com mensageiros por texto e voz, achievements e configurações sincronizadas online, inclusive savegames, este é o tipo de pacote que todo desenvolvedor sonha em oferecer mas sem perder meses de linhas escritas a mão, e está disponível, a custo zero, para todos que quiserem o utilizar em seus jogos.



Características do Steamworks:

  • Steam Cloud: Oferece um espaço de armazenamento de arquivos online, limitado, para jogos, com a possibilidade de o jogo consultar o servidor online para verificar a última versão de seus arquivos de jogos salvos e configurações sempre que for aberto, assim como a atualização destes quando fechado;
  • Steam Community: Oferece um ambiente de rede social (com comunidades, histórico de atividades, recados, perfis, etc) e com comunicador de texto e voz integrado, estes serviços podem ser acessados dentro do jogo com suporte a Steamworks para mostrar o nome e imagem do usuário, listar os amigos e comunidades que possuem membros e que estão jogando o mesmo que você, possibilidades de convidar para partidas multiplayer, comparação de achievements e estatísticas;
  • Framework de identidade permanente: É o serviço que oferece estatísticas dentro do jogo e fora dele, assim como achievements destes títulos. É seu histórico de jogo por toda a vida;
  • Matchmaking de jogos multiplayer: Localiza e acessa lobbies de jogos multiplayers com base no melhor tempo de resposta, proximidade e confiabilidade com amigos e outros usuários;
  • DLCs dentro de jogos: É possível consultar e oferecer para compra, recursos adicionais existentes para os jogos com ativação instantânea, sem a necessidade de pesquisa no Storefront, diretamente de dentro do jogo;
  • Além dos recursos já oferecidos pela plataforma Steam: Anti-cheat, anti-pirataria, auto-atualizações… etc.

Jogos como Torchlight receberam implementações para Steamworks meses após seu lançamento

O fenômeno Steamworks passou a acontecer a partir do momento que os desenvolvedores que já tinham a alguns meses – ou anos – títulos publicados no Steam, passaram a olhar o Steamworks com bons olhos. DRMs foram removidos, achievements e recursos Steam Cloud foram adicionados, e estes updates animados estão se tornando cada vez mais frequentes.

Títulos como Braid, Nation Red, a série Puzzle QuestTorchlight, Trine e mais recentemente Sacraboar, são exemplos que passaram a utilizar recursos do Steamworks (muito) tempo depois dos jogos serem lançados. Isso só aponta para 2 conclusões, não necessariamente excludentes: Eles venderam muitos mais jogos pelo Steam que através de outro meio de publicação, e/ou o Steamworks é realmente bom demais.

PS: Lembrando que títulos AAA também fazem uso do Steamworks, como é o caso de Modern Warfare 2, Metro 2033, R.U.S.E., e Alien vs. Predator. Não preciso dizer que os jogos desenvolvidos pela Valve também foram atualizados para fazer uso destes serviços. ;)