A comunidade de ladrões jogadores golpistas sem dinheiro que baixam jogos ilegalmente está polvorosa.

Na última semana, o site PSJailBreak anunciou ter criado um dispositivo que, conectado na entrada USB de qualquer modelo de PlayStation 3, permite que jogos sejam executados a partir do HD interno do console ou de qualquer unidade externa.

Notei alguns pontos de falha nesse suposto dispositivo, como por exemplo, a impossibilidade de instalar um programa não autorizado (como esse programa “Backup Manager”) no console, e a presença de um ícone desconhecido, ao menos nos consoles vendidos na América do Norte, entre os menus “Videos” e “Games”, presente em todos os vídeos que supostamente demonstram o desbloqueio.

A aposta mais segura que eu dou, para a desgraça do “pessoal que rouba Ferrari porque só tem dinheiro para comprar Fusca”, é que te trata de consoles distribuídos pra desenvolvedores.

Diferente dos consoles de varejo, os consoles para desenvolvimento não necessitam de assinatura digital para executar aplicações, justamente para que o estúdio possa testar jogos em desenvolvimento, assim é possível também instalar aplicações e emular formas de book, assim como carregar um disco como unidade virtual.

O que você acha? O desbloqueio é real?