Overwatch não será free-to-play, ainda vale a pena?

Origins_Lineup_001_png_jpgcopy

Todo mundo achava que o novo jogo da Blizzard, Overwatch, ia ser free-to-play. E de repente, não era mais. O que aconteceu?

A grande verdade é que, mesmo Overwatch se assemelhando muito a MOBAs e um Team Fortress da vida, com sua lista crescente de heróis sendo adicionados e foco em multiplayer de tiro de primeira pessoa, existe uma explicação para isso e o designer Scott Mercer explicou durante uma entrevista na BlizzCon:

DVa_003

“Desde o início, sabíamos que este era um jogo focado em seus heróis”, disse Scott. “À medida que continuamos a trabalhar nele e adicionar cada vez mais heróis a ele, alternar entre esses heróis tornou-se um componente realmente fundamental do jogo. Para realmente prover uma amplitude de heróis para permitir que pudessem ser feitas mudanças para deixar as pessoas olharem para o outro time e dizer, ‘OK, vamos mudar a nossa composição do time um pouco’-tornou-se a caracteristica principal de Overwatch. Para suportar isso, precisamos ter os 21 heróis disponíveis para todos. Não apenas um personagem defensor, um suporte, um personagem de tiro a distância e por aí vai. Você tem que ter vários personagens do mesmo tipo diferentes uns dos outros”.

Ou seja, Blizzard quer que as pessoas tenham opções suficientes de que eles se sintam como se elas não estejam em desvantagem por não ter o personagem A ou B, que seria perfeito para aquela determinada situação que o time se encontra.

Genji_001

Ser um jogo pago, no entanto, coloca Overwatch em uma posição complicada. Varios outros jogos “similares” tentaram se fixar nesse estilo de jogo sendo pagos porem tiveram resultados bem abaixo do esperado. E enquanto Counter-Strike: Global Offensive pode ser um dos fenômenos de mais rápido crescimento em jogos até hoje, é metade do preço do Overwatch no PC. Essa barreira logo na entrada do jogo poderia dissuadir as pessoas de sequer testarem o jogo após o lançamento. O mundo se tornou um buffet de jogos free-to-play. Overwatch já é muito bom, mas pode durar mais do que isso?

Mercer admitiu que a Blizzard tem conhecimento da situação precária que eles se encontram quanto ao jogo, mas agora eles estão levando isso adiante por enquanto. Se eles precisarem mudar, eles vão mudar.

Mei_007

“É algo que temos de considerar”, disse Scott, “mas também somos um jogo diferente. Nós vamos olhar para todos os dados. Nós vamos olhar para o feedback da comunidade. Vamos nos perguntar algumas perguntas difíceis, e, em seguida, após o lançamento, vamos descobrir o que é a coisa certa para Overwatch “.

A Blizzard, neste momento, nem mesmo tem certeza de como eles vão lançar novos heróis. É provável que eles venham a lança-los, em adicção as skins de personagens e outros itens cosméticos, mas será que todos terão acesso imediato a eles? Ou será que eles implantarão microtransações sobre o que é, francamente,um jogo com um preço já elevado para sua categoria?

Lucio_009

Apenas teremos certeza de seu funcionamento e rendimento após o lançamento, mas até hoje a Blizzard sempre se fez em cima de sua qualidade presente em todos os seus jogos e um alto respeito pela opinião e sugestões de seus fãs, quer eles continuem ou não com o modelo de rendimento do jogo, uma coisa é certa, o jogo será divertido, resta apenas saber se valerá ou não o investimento para você.

Fernando Salgado

Fernando Salgado

A vida é curta demais para viver apenas uma.

Você pode gostar...