…será?

A Ipsos MediaCT fez uma pesquisa que revelou através do veículo MCV que 63% dos jogadores preferem jogos em discos, além de revelar que 51% de usuários preferem filmes em discos e 45% que preferem música em discos, comparados ao formato digital, onde você compra e faz download destes conteúdos.



Porém, uma análise mais criteriosa feita pela Thinq descobriu que, de fato, as consultas foram feitas somente em relação a jogos para consoles, ignorando plataformas de distribuição como o Steam, Direct2Drive e Impulse.

É previsível que jogadores de consoles (embora não seja uma maioria absoluta) prefiram jogos em discos. Os HDs dos consoles são extremamentes limitados, custosos para serem substituídos e é comum a prática de inserir/retirar discos na hora de utilizar um jogo. Diferente deste cenário, os discos para computadores estão cada vez mais obsoletos, e a preferência por jogos digitais para PCs é inversamente proporcional em relação aos consoles.

Outro limitador que desmotiva o jogador de consoles a adquirir jogos sob demanda, através das redes PlayStation Network, Xbox Live e WiiWare, por exemplo, é o fato da maioria dos distribuidores bloquearem o acesso a conteúdos específicos, ou ao próprio serviço, por região, assim como costumam publicar títulos de menor qualidade, salvo exceções, em relação aos jogos em discos.

O que pudemos perceber com este comportamento é que o comprador dedicado a colecionar discos procura adquirir títulos de qualidade excepcional, fazendo quem que ele acabe criando uma coleção de jogos pequena porém da mais alta qualidade, enquanto os assíduos por jogos sob demanda são mais suscetíveis a adquirir jogos curtos ou de qualidade mais duvidosa, não necessariamente casuais, mas que ele sabe que não será de interesse por muito tempo.

Feliz é aquele jogador que aproveita os 2 lados da moeda e adquire tanto dos lançamentos de alta qualidade, exclusivos para seu console preferido, assim como jogos notáveis que são oferecidos através de distribuição digital, principalmente para PCs, graças a sua capacidade de armazenamento superiores, customização e facilidade de upgrade.