A sign hangs outside the headquarters of Vivendi SA in Paris, France, on Wednesday, Aug. 31, 2011. Vivendi SA would consider purchase offers for any of its assets, Chief Executive Office Jean-Bernard Levy said today. Photographer: Antoine Antoniol/Bloomberg

O conglomerado de francês e ex-proprietária da Activision Blizzard, Vivendi elevou sua participação nas ações da Ubisoft para 10,39% e da Gameloft para 10,2%. A empresa revelou que investiu 244 milhões de euros para adquirir esse nível de participação na Ubisoft, e mais 34,41 milhões de euros investidos na Gameloft.

O CEO da Ubisoft Yves Guillemot chamou a ação por parte da Vivendi de “não solicitada e indesejada” e se comprometeu a “lutar para preservar a nossa independência” se a Vivendi tentar afetar a forma como Ubisoft conduz seus negócios.

Essa luta pode vir a ocorrer no futuro. No comunicado de imprensa anunciando a compra, a Vivendi especificou que os investimentos são “parte de uma visão estratégica de convergência operacional entre conteúdo e as plataformas da Vivendi, com as produções de jogos da Ubisoft e da Gameloft”.